Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural promoveu curso de processamento de carne suína
Objetivo do curso foi transformar carne suína em embutidos e defumados por meios de técnicas artesanais para consumo familiar

Entre os dias 12,19 e 20, o Sindicato Rural com extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), realizou o curso de 'Processamento Artesanal de Carne Suína'. O curso aconteceu na entidade, contou com a participação de 20 alunos e teve a duração de 24 horas (intervaladas).

   Ministrado pela instrutora do SENAR-SP, Maria de Fátima Caetano Prado, o principal objetivo foi transformar carne suína em embutidos e defumados por meios de técnicas artesanais para consumo familiar. “Os participantes aprenderam cada etapa do procedimento para produzir uma carne saborosa e de qualidade como os cortes adequados; composição da carcaça; preparo do local; instalações; higiene; processamento das linguiças; processamento do chouriço; defumação; conservação entre outros detalhes”, finalizou Fátima.

   Edna de Fátima Pires de Camargo, aluna e associada do Sindicato Rural, pretende implantar o que aprendeu na aula com a produção de suas carnes. “O curso em si foi excelente e a professora foi muito atenciosa nos ensinando passo a passo no processamento da carne suína. Aprendemos como preparar a carne suína, as composições de um tempero que faça ela durar mais tempo na geladeira sem precisar ir no congelador, a defumação, como produzir linguiças de qualidade”, afirmou Edna.

   De acordo com Luiz Flávio Pinheiro, presidente do Sindicato Rural a entidade está em parceria com o SENAR-SP há mais de 20 anos buscando novos treinamentos de capacitação. “Sem dúvida o grande beneficiado com esta parceria duradoura é o setor rural, que se desenvolve nestes municípios com maior profissionalismo e tudo isso ainda auxilia no fortalecimento da economia local”, conclui Luiz Flávio.

  Segundo a coordenadora de cursos oferecidos pelo Sindicato Rural, Rosilene Silva, a entidade tem buscado promover a qualificação profissional do produtor rural trazendo cursos e atividades diversificadas. “Em breve teremos outros cursos”, finalizou Rosilene. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone (16) 3342-2435”, finalizou Rosilene.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546