03/09/2010-A Associação Mulher Unimed (AMU) irá começar as aulas da 4º turma do curso Jovem Aprendiz. No curso, denominado Projeto Luminar, os jovens aprendem, além de conhecimentos técnicos de Auxiliar Administrativo, noções básicas de Cidadania, Direito e Ética. Na última quinta feira (2), os professores e coordenadores do curso se reuniram com os alunos e os pais, para explicar mais sobre o curso e sobre o trabalho.
Os jovens participantes do curso têm que obrigatoriamente estar trabalhando em uma empresa e em atividade correlata ao curso, ou seja, auxiliar administrativo, para que ele possa praticar na empresa aquilo que está aprendendo no curso. A empresa é indicada pela AMU. Ao final do contrato de trabalho, que tem a mesma duração do curso, os jovens normalmente são efetivados pelos empregadores, o que ocorreu com 14 dos jovens formandos da última turma que se formaram no último dia 19 de junho. A não efetivação dos jovens ocorre por particularidades de cada empresa, mas com certeza os jovens estão qualificados para o mercado de trabalho. De acordo com o professor do curso, Celso Roberto Domingues, cada empresa contrata o aluno de acordo com o perfil da cada um, respeitando suas habilidades. “Cada empresa escolhe o jovem de acordo com a sua necessidade e com o perfil do aluno”, explica.
Na nova turma apenas dez vagas foram abertas, contra dezoito da turma passada. Para Dra. Suzete Maria Seino Kalil Issa, Presidenta da AMU, cada vez mais está sendo difícil conseguir vagas nas empresas, o que impediu de inserir mais alunos no curso, que teria capacidade de até 20 alunos. Dra Suzete ainda comentou sobre a qualificação que os jovens recebem na Associação. “A preocupação não é apenas o trabalho, mas sim o que os jovens podem aprender e evoluir como pessoas.
O Curso
A AMU é uma entidade certificadora para formação de jovens aprendizes, cumprindo todos os requisitos da lei 10.097/00, ou seja, é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Ibitinga e tem seu programa homologado pela Delegacia Regional do Trabalho.
Além das matérias que compõem o núcleo básico do curso (Comunicação Oral e Escrita, Português, Redação, Informática, Inglês, Recursos Humanos, Contabilidade e Custos, Sistema Financeiro, Logística, Ética e Cidadania, Organização de Escritório), os aprendizes têm atividades complementares participando de palestras, simpósios, visitas a asilos e orfanatos e campanhas humanitárias, atividades estas que completam a formação do jovem como cidadão atuante da sociedade. Para participar do curso, o jovem deve passar por um “vestibulinho”.
Mais informações pelo telefone 3341-2930.