Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Mesmo usando filtro, exposição ao Sol pode causar Câncer
Ação da luz visível, associada à exposição aos raios UVA, mudam o DNA nuclear das células da pele, causando o câncer. Para pesquisador, não existe filtro solar eficiente con

  Mesmo usando filtros solares de proteção contra a radiação UVB e UVA, a incidência de câncer de pele continua elevada. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra a cada ano cerca de 180 mil novos casos. Por trás destes números pode estar a ação da 'luz visível', que também causa danos à pele, principalmente quando associada à exposição aos raios UVA. A 'luz visível', nada mais é que qualquer radiação capaz de agir na retina do olho humano causando uma sensação visual, ou seja, a luz (radiação) que pode ser vista a olho nu.

   O alerta foi feito pelo professor Maurício S. Baptista, do Instituto de Química (IQ) da USP e membro do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (CepidRedoxoma), que, em julho, publicou resultados de mais um estudo mostrando como os efeitos combinados da radiação UVA e da luz visível causam lesões pré-mutagênicas no DNA nuclear de queratinócitos, que são células do tecido epitelial.

  “A sociedade erra ao considerar a luz visível segura. As políticas de proteção solar são centradas na prevenção de danos causados pela exposição à radiação ultravioleta (UV), quando já se sabe que a luz  visível também causa danos à pele”, afirma Baptista, ao 'Jornal da USP'.

  Segundo o pesquisador, as empresas que produzem os filtros solares conhecem os dados sobre os efeitos nocivos da luz visível, mas, como ainda não desenvolveram produtos adequados, não falam sobre esse assunto, “colocando a saúde da população em risco”, avalia

   No entanto, que as pessoas não devem evitar totalmente o sol, recomenda o pesquisador. Os raios UVB são necessários para a síntese de vitamina D, que, além do papel contra a osteoporose, está envolvida no desempenho de músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia. A dose ideal seria expor o corpo inteiro por 30 minutos ao sol, três vezes por semana, sem o uso de filtros solares.

 

Danos causados pela luz visível

  A luz visível, à qual nossos olhos são sensíveis, é uma forma de radiação eletromagnética, assim como os raios ultravioleta. Ela penetra na pele mais profundamente do que os raios UVA e só pode ser bloqueada por filtros físicos.

 

Proteção contra luz visível

  Uma das dificuldades para o desenvolvimento de filtros solares que protejam também contra a luz visível é que eles teriam de ser coloridos; porém ainda não foram inventados.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546