Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
IBGE se reuniu com comissão para analisar a produção agropecuária de Ibitinga
Reunião serviu para discutir levantamento de área plantada em cada cultura. Laranja continua perdendo espaço para a cana-de-açúcar. Plantio de amendoim e soja começam a aumentar a À

No último dia 24, com início às 14:00 horas,  a Comissão Municipal de Estatísticas Agro-pecuárias (COMEA) realizou a 27ª reunião da comissão, sendo a 5ª reunião do ano de 2017. Na oportunidade, foram destacadas as lavouras produzidas no município, e ainda, relatado as expectativas de produção deste ano.

   A reunião, que acontece a cada dois meses, discutiu as estatísticas municipal agropecuária. “Trabalhamos com o número do que existe plantado no município de momento, da evolução dessas culturas, a incidência de pragas, tempestades e vendaval, a in-fluência do preço do produto e também para falar da atividade especifica do censo”, explicou o Coordenador de sub área da região do IBGE de Novo Horizonte, Benedito Roberto da Silva, presidente do COMEA. 

Produção

  Em Ibitinga, o plantio de laranja está dando espaço para a cana-de-açúcar. “De dois anos pra cá, a decadência da laranja e a incidência de cana”, explicou Benedito. Outra cultura que está presente com áreas significativas é o amendoim, que é plantado, na maioria das vezes, antes do plantio da cana para 'oxigenar' e descansar a terra. “O que vem surgindo devido a rotatividade da cana, é o amendoim. Se planta amendoim ou soja”, revelou.

  A reunião é importante, segundo o coordenador do IBGE, para gerar diretrizes da produção agrícola do país, a fim destes dados serem usados por  governos municipais, federais e estaduais, a fim de conhecer a produção, ou avaliar políticas voltada para o fomento de crédito para a agricultura.

   O encontro contou também com a  presença do Diretor Municipal de Agricultura, Gumercindo José Rossato Bernardi e o presidente da Câmara Municipal, Antônio Esmael Alves de Mira. Representando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), estiveram, além de Benedito, Plínio Pereira e Ronaldo César Gomes da Silva.   

  Segundo os representantes do  IBGE, os novos dados com a produção agrícola de Ibitinga serão inseridos no bando de dados do IBGE e estarão disponíveis no site do instituto em 2018.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546