O patrulhamento promovido pela Polícia Militar nos bairros rurais de Ibitinga, chamado de “Ronda Rural” está agora em uma nova fase. Com presença mais efetiva e diária nas áreas mais afastadas do município e o apoio do Sindicato Rural para divulgar o trabalho e informações de segurança junto aos produtores e proprietários rurais, os primeiros resultados já começam a aparecer.
Na última semana, os policiais militares Paulo Sérgio e Janazi patrulhavam as imediações da divisa entre Ibitinga e Tabatinga (próximo ao bairro Santana), quando suspeitaram da atitude de uma pessoa conduzindo um veículo Caravan. Ao abordá-lo, constataram que no interior do carro haviam 14 caixas de laranja, que eram produto de furto, de um pomar próximo do local. Foi apreendida também uma espingarda e vários cartuchos usados.
Esta apreensão, assim como outras que passaram a acontecer constantemente nos bairros rurais, somente é possível pela presença efetiva dos policiais no local, fazendo rondas, abordagens, conversando com os moradores e obtendo informações e denúncias sobre os problemas que ocorrem nas propriedades.
Neste sentido, o registro das ocorrências e as denúncias são fundamentais para o bom funcionamento do patrulhamento. Recentemente, em reunião entre os diretores do Sindicato e o Tenente Coronel Antônio Marcolino Vieira (Cmt. do 13º Batalhão de Araraquara), 1º Tenente Rosemeire Vitonto (Cmt. da 4ª Cia. De Matão) e do 1º Tenente Braga (Cmt. da PM de Ibitinga), ficou evidente que um dos motivos que atrapalhavam a presença efetiva da PM nos bairros rurais era a falta de registro de ocorrências e denúncias sobre as atividades criminosas.
O policiamento é determinado de acordo com as estatísticas de ocorrência de crimes. Como muitos furtos e roubos ocorridos em chácaras, sítios, fazendas e ranchos não eram registrados, havia a falsa sensação de segurança nestas áreas.
Assim, destaque para o Comando da Polícia Militar local e da região, que mesmo com o baixo índice de ocorrências registrados no início, “bancaram” a manutenção da patrulha rural no campo e permitiram que a realidade das áreas rurais fossem desvendadas pelas autoridades de segurança pública.
De fato, a violência dos grandes centros está cada vez mais presente na área rural, onde à distância, as dificuldades de comunicação e o valor dos maquinários e insumos atraem a atividade de criminosos, que, por sua vez, atuam cada vez mais com audácia, agressividade e violência.
Por isso, a importância crescente da Ronda Rural e a atuação conjunta de todos os agentes envolvidos, desde os produtores, proprietários e moradores da área rural, que devem denunciar (ainda que de forma anônima) as atividades suspeitas, até o empenho dos policiais militares e o apoio do Comando da Polícia, autoridades públicas e do próprio Sindicato.
Para auxiliar o trabalho da PM, além das orientações junto aos moradores destas áreas, o Sindicato Rural estuda a implantação de um sistema de GPS para a polícia cadastrar propriedades e estradas rurais, para facilitar o acesso e agilizar o atendimento.
Saiba como ligar diretamente para o Pelotão da Polícia Militar
de Ibitinga em qualquer bairro rural do município
As pessoas que vivem na área rural costumam ter problemas para acionar o telefone de emergência da Polícia Militar (190). Dependendo do bairro rural onde se encontram, ao ligar no 190 a chamada pode cair na polícia de Iacanga, Arealva, Itápolis, Borborema, Tabatinga, entre outras cidades da região.
Para facilitar a ligação, e garantir que o telefonema seja atendido pela base operacional de Ibitinga é simples; BASTA LIGAR PARA O SEGUINTE NÚMERO: 015 16 3342 0190. O Sindicato Rural sugere que você leitor, que vive ou trabalha no campo, deixe este número anotado na agenda do celular ou do telefone fixo, programando uma discagem rápida em caso de emergência.
Deixe este número anotado em lugares estratégicos pela moradia e em caso de emergência, disque 015 16 3342 0190.
Aproveite para registrar as ocorrências (sejam furtos de pequenos objetos ou produtos de grande valor) e denunciar as atividades de indivíduos estranhos. Somente assim a Polícia Militar vai melhorar cada vez mais a qualidade do Patrulhamento.