Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Fonte da Praça Ruy Barbosa completou 100 anos
Construída em 1917, por Rosalbino Tucci, características originais da fonte pode ser revitalizada só com ajuda de profissionais especializados

  A fonte dos leões, na Praça Ruy Barbosa, completou 100 anos neste mês de novembro. Projetada pelo arquiteto e engenheiro Rosalbino Tucci, a fonte foi construída em 1917. Em 2015, uma reforma realizada por uma empresa contratada pela prefeitura, gerou grande repercussão nacional e alvoroço na internet.

  Para o arquiteto Perseu Tucci Filho, é possível uma restauração na fonte, para resgatar aspectos originais da fonte. Perseu explicou que já identificou um especialista em “que trabalha na Pinacoteca de São Paulo, e é um dos responsáveis de diversos projetos de restauração na cidade de Ouro Preto”, comentou o arquiteto, no último dia 22. O trabalho de restauração, caso seja iniciado, começa com a identificação de como era a fonte quando foi inaugurada. “Começa por procurar fotos históricas e vai tentar fazer a primeira fonte. Só que a primeira fonte era baixinha, não tinha proteção pra criança. Era um lago baixo, um espelho de água, mas era raso, e não tinha uma proteção em volta”, explicou Perseu. Ao redor, a fonte original tinha um gramado.

 

Fonte dos Leões

  Ramos de Azevedo, o “Oscar Niemeyer dos anos 10”, como relata Perseu, foi o professor de Rosalbino Tucci no 1º curso de 'Engenharia e Arquitectura' na Escola Politécnica da   Universidade de São Paulo. Rosalbino (1874- 1959) deixou a Itália e veio para o Brasil com 16 anos. Teve 8 filhos, e escolheu Ibitinga como sua cidade, onde inúmeras foram as suas contribuições para o município.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546