Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Ibitinga conquistou 62ª posição no ranking dos 'municípios ambientais'
Ibitinga saltou de 118ª posição de 2016 para a 62ª posição na certificação de 201, entre 645 municípios do estado. Programa lista dez diretivas de avaliação ambiental

  Ibitinga conquistou a 62ª posição no ranking geral dos municípios do Programa Município Verde Azul (PMVA), divulgado na quarta-feira (13) pelo vice-governador Márcio França em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. O programa certifica os municípios com maior eficiência da gestão ambiental, e as cidades que receberam os certificados, têm prioridade na obtenção de recursos e de convênios com o governo estadual.

   “Só não fomos certificados porque não temos a Estação de Tratamento”, explicou o Secretário de Meio Ambiente de Ibitinga Frauzo Ruiz Sanches.  No dia 08 de junho deste ano, Ibitinga recebeu a 'pré-certificação', entregues a municípios que se destacaram na gestão ambiental, e poderão ter preferência no pleito de recursos para políticas públicas na gestão ambiental.

  A Diretora de Meio Ambiente, Marina Kolland Dantas foi interlocutora de Ibitinga no PMVA e o trabalho foi realizado junto com a equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente.

 Ibitinga e região

  Ibitinga estava na 118ª posição em 2016, e agora, no PMVA de 2017, Ibitinga saltou para a 62ª posição, com nota de 74.04. Municípios com nota acima de 80, conseguiram ser certificados no PMVA, entre eles Novo Horizonte (1º no ranking entre 645 municípios). Com 97,45 pontos, pelo terceiro ano consecutivo, Novo Horizonte foi a primeira colocada. Fernandópolis ficou em segundo lugar, com 96,22 pontos. Com 94,61 pontos, Pederneiras conquistou a terceira posição. Iacanga também conquistou o certificado (44º lugar com 80,25 pontos).

  No total, 48 cidades paulistas foram certificadas no Ranking Ambiental deste ano. Antes da classificação final, os municípios que aderiram ao programa tiveram que enfrentar duas pré-certificações; em junho e setembro.

Evolução de Ibitinga

 Em 2015 Ibitinga ocupou a 269º posição do ranking, e em 2014, a 601ª posição. Em 2013, Ibitinga estava na 621  posição.

Programa Município Verde Azul

  As ações do programa compõem as dez diretivas norteadoras e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente, e que somam pontos para a classificação  geral do ranking, como as diretivas: arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, educação ambiental, esgoto tratado, estrutural ambiental, estrutura e educação ambiental, gestão da águas, município sustentável, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo.

   O Programa Município Verde Azul completou 10 anos de existência e  tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546