Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Cerca de 30 mil detentos tiveram direito a saída temporária
No ano passado um total de 1.528 presos não retornaram. Este ano é a primeira vez que os presos saem sem auxílio de tornozeleiras eletrônicas

Até a sexta-feira (22), cerca de 30 mil homens e mulheres que estão presos no regime semi aberto no Estado de São Paulo devem ser beneficiados com a saída temporária de fim de ano para que possam passar Natal e Ano Novo em liberdade, O número representa 13,2% do total de presos mantidos sob custódia do Estado. Em 1º de dezembro deste ano, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) contabilizou a população carcerária de São Paulo em 227.317 pessoas.

  Os presos deixaram as prisões entre os dias 20 e 22 de dezembro e re-tornar entre 3 e 5 de janeiro do ano que vem.

  De acordo com a SAP, os beneficiados com a "saidinha" serão monitorados pelas forças de segurança do Estado sem auxílio de tornozeleiras eletrônicas. É a primeira vez desde 2010 que os aparelhos não são utilizados nas saídas de presos nas festas de fim de ano.

   O governo do estado cancelou um contrato com a empresa que fornecia as tornozeleiras em agosto e a questão ainda não foi decidida pela Justiça. O monitoramento será feito com base em listas que contêm os nomes dos presos e os endereços onde vão ficar hospedados.

   "Os números de presos que serão beneficiados na próxima saída temporária só serão divulgados após o retorno de todos os presos do Estado", informou a secretaria, em nota, mas a reportagem do estadão apurou o número de presos que terão o benefício a partir de informações de diretores de presídios.

 Em 2016, um total de 33.093 presos tiveram direito a saída temporária no Estado. Do total, 31.565 presos voltaram espontaneamente na data e horário estipulados, ou seja, uma taxa de 95,4% de retorno. Outros 1.528 (4,6%) não voltaram.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546