Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Ibitinga é classificada no Mapa do Turismo Brasileiro
Entre os municípios da microrregião, Ibitinga é o município que recebeu maior classificação. Secretária do Turismo faz análise dos 4 convênios conquistados este ano e revela

 O Ministério do Turismo divulgou no início deste mês a versão 2017 do Mapa do Turismo Brasileiro e Ibitinga se manteve na categoria C entre as cinco categorias de avaliação (A, B, C, D e E). Apenas 168 cidades obtiveram essa classificação no país todo. Esta é a sexta edição do Mapa, que também foi realizada nos anos de 2016, 2013, 2009, 2006 e 2004. Esse instrumento (Mapa), previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros. Para acessar o Mapa clique AQUI.

 

Ibitinga

  Ibitinga faz parte da Região Turística 'Caminhos do Tietê', junto com Arealva (Categoria D), Barra Bonita (C), Dois Córregos (D), Iacanga (D), Igaraçu do Tietê (D), Itapuí (D), Jaú (C) e Mineiros do Tietê (D).

  Ibitinga conquistou maior índice da microrregião. Os municípios que fazem limites de divisa com Ibitinga, também foram classificados. Itápolis (D),  Borborema (D), Tabatinga (D), Nova Europa (D) e Boa Esperança do Sul (D), integram a Região Turística 'Centro Paulista'. Já o município de Ia-canga (D) e Itaju (sem classificação), integram a Região 'Caminhos do Tie-tê', a mesma da Capital Nacional do Bordado.

  Para a Secretária Municipal do Turismo, Desenvolvimento e Indústria, Érica Banuth, a classificação de Ibitinga está entre as melhores do estado, é devido a característica da estância. A secretária lembra que só capitais são classificação A, ou grandes centros turísticos com as duas únicas cidades classificação A do estado; São Paulo e Campos do Jordão.

  Banuth lembra que com 4 convênios assinados no estado este ano Ibitinga pode melhorar na qualidade turística. Os convênios firmados com o DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento as Estâncias) este ano foram para a Sinalização Turística, Reforma do Portal e do Posto de Informação do Turista, a Reforma de sanitários do Pavilhão de Exposições e a Construção (1ª) fase do Complexo turístico do Pontal do Jacaré.

 “Ajuda, quanto mais tiver coisas diretamente ligadas no turismo, melhora o turismo”, explicou a secretária, sobre as melhorias que foram conquistadas em 2017. Para o ano que vem, Banuth adiantou que uma verba poderá vir para Ibitinga através de convênio com o Governo Federal.

 

A Classificação Nacional do Turismo

  O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013 e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. É ele que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério.

 

Características Analisadas

- Número de ocupações formais no setor de hospedagem

 - Estimativa do fluxo turístico doméstico

- Estimativa do fluxo turístico internacional

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546