Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Chuva de granizo e vendaval destruiu produção em sítio no bairro Monte Alegre
Árvores foram arrancadas e chegou a bloquear o acesso para a propriedade. Granizo destruiu plantação de milho e provocou morte de animal

   No último dia 11, por volta das 16:30 horas, uma chuva de vento e granizo provocou destruição e prejuízo no Sítio Santa Ilídia, no bairro Monte Alegre, em Ibitinga. A chuva durou 30 minutos, tempo suficiente para por a perder uma plantação de milho, e interromper a produção de couve, alface, cebolinha, salsinha e almeirão. Uma cabrita que estava no pasto não conseguiu abrigo a tempo, não resistiu e morreu durante a chuva de granizo. O vento chegou a derrubar algumas árvores na propriedade, uma delas até bloqueou a estrada que dá acesso ao sítio.

  “O chão ficou branco”, explicou Raquel Greganim de Souza, que chegou a gravar um vídeo no momento que a área da sede ficou repleta de pedras de gelo, com tamanho aproximado de 2 e 2,5 centímetros de diâmetro.

  “De 1962 pra cá nunca vi uma chuva igual a esta”, explicou o produtor rural Osvaldo da Silva Gomes, mais conhecido como Português, relatando que desde que começou a cultivar o solo naquela região, esta é a primeira vez que uma chuva provoca tamanha violência e prejuízo na produção.

Milho

   O granizo machucou muito o milho plantado em 11,5 alqueires da propriedade. Segundo Erick Gabriel Greganim de Souza, neto do Português, as pedras de gelo machucaram as plantas que estavam gerando os frutos, e machucou muito os frutos que já estavam crescendo, o que impede o seu desenvolvimento. Toda a plantação foi perdida com a chuva.

 Segundo os agricultores, ainda não foi possível fazer um levantamento total do prejuízo.

 

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546