Ibitinga, Quarta, 17 de Abril de 2024
Aumentou a procura pela vacina contra Febre Amarela em Ibitinga, mesmo sem nenhum caso registrado
Idosos só podem receber a vacina com orientação médica. Pessoas que já tomaram a vacina uma única vez na vida não precisam de dose de reforço

 Até o último dia 16, a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo emitiu um Boletim Epidemiológico da Febre Amarela, e segundo os dados, 21 pessoas morreram em todo o estado, desde janeiro de 2017, por causa da doença. Ao todo foram 196 casos de suspeitas e 69 confirmados.Todo o estado de São Paulo foi incluído esta semana pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como área de risco para a Febre Amarela.

  Ibitinga não registrou nenhum caso, e a vacinação continua normalmente, segundo a técnica de enfermagem responsável interinamente pelo departamento, Sheila Cristina de Oliveira Camargo. “A população está vindo. Idosos com mais de 60 anos tem que ter um pedido do médico para tomar a vacina, mas quem já tomou, independente da época que foi, tendo uma dose no carteira de vacinação, não precisa mais tomar”, explicou Sheila.

   Em Ibitinga, a vacinação contra a Febre Amarela não é fracionada, ou seja é dose única. Em abril de 2017, um novo protocolo do Ministério da Saúde indicou dose única da vacina, afirmando que não é recomendada a dose de reforço.

 Vacinação

  Diferente do que acontece nas grandes capitais e narrados nos telejornais, em Ibitinga não faltou dose da doença. “Aqui é rotina a vacinação. Criança com 9 meses já toma e já faz parte do calendário da febre amarela. Faz parte do novo calendário da vacinação desde 2008”, explicou Sheila.

  A Sala de Vacinas funciona na avenida D. Pedro II, das 8:00 às 16:00 horas. Para mais informações, ligue (16) 3341-3519.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546