Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Prefeitura prepara instalação de Coleta Seletiva de lixo
Proposta é criar um plano de gerenciamento de resíduos; que incluem a Coleta Seletiva, o transporte do lixo, e 'reativar' a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados

 No dia 21, com início às 13:00 horas, o auditório da prefeitura foi sede de uma reunião sobre a coleta de lixo no município. Representantes da empresa Alto Uruguai, contratada pela prefeitura para produzir o Plano Municipal de Gestão Integral de Resíduos Sólidos, estiveram na reunião e explanaram o trabalho que está sendo feito para a implantação da Coleta Seletiva de Lixo em Ibitinga, e a reorganização da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Ibitinga.

  “A partir do momento que nós entregamos o plano, em novembro, todas as metas de destinação final de resíduos, transportes, entre outras, já vão estar prontas, e a partir daí, já podem ser implantadas pelo município”, explicou o Biólogo Elton Magrinelli, da empresa Alto Uruguai, sobre um possível prazo para a implementação da Coleta Seletiva de lixo em Ibitinga.

  Segundo o vice-prefeito Frauzo Sanchez, a idéia é instalar a Coleta Seletiva do lixo em Ibitinga, e reativar a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis que trabalham na cidade e no lixão.

   No mesmo dia 21, na parte da manhã, a sede da Secretária de Desenvolvimento Social foi palco de uma palestra para os recicladores, onde foram explanadas as vantagens de capacitação e da importância do trabalho através da cooperativa.

Catadores de reciclagem

  “A situação envolve um questionamento complicado no município. São pessoas que enfrentaram questões de vulnerabilidade social, e essa empresa foi contratada para nos ajudar a recuperar a cooperativa, que já existe, mas há mais de 5 anos não existe documentação, sem fazer eleição, sem fazer Ata”, explicou Frauzo. “Eles estão neste momento, fazendo o recadastramento das pessoas, tantos os que coletam materiais reciclados na cidade, quanto aqueles que fazem coleta na área do transbordo (lixão), e isso daí está sendo organizado pela empresa”, explicou o vice-prefeito.

 Coleta Seletiva

   A Coleta Seletiva de lixo em Ibitinga vai ajudar a cidade na pontuação no  ranking estadual do programa Município Verde Azul, que classifica as cidades com práticas em prol do Meio Ambiente. “Hoje Ibitinga tem uma pontuação, no caso do lixo, baixa, e isso sendo equacionado, o transbordo e a Coleta Seletiva, também nos ajuda na questão do Município Verde e Azul, mas muito mais que essa pontuação, é a obrigação e o problema. Esse ano, a meta nossa é entrar com a Coleta Seletiva, não em 100% do município, mas entrar em alguns bairros, e se possível, já direcionado para a cooperativa”, explicou Frauzo.

  Também participaram da reunião, representantes da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental, de entidades e de organizações sem fins lucrativos do município e do Poder Legislativo.

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546