A prefeita Cristina Arantes assinou na última segunda-feira (12/03), o termo de adesão ao programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A cerimônia foi realizada em Brasília.
De acordo com informações do ministério, os municípios beneficiados nesta primeira fase do 'Internet para Todos' começarão a receber as antenas a partir do mês de maio. O programa pretende levar o acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade com preço reduzido. A instalação será gratuita e a contra-partida das prefeituras será custear gastos com energia e zeladoria das antenas.
A cerimônia de lançamento do programa em Brasília contou com a participação de mais de 2,4 mil cidades de todo o País.
Em Ibitinga, áreas distantes do centro da cidade, como Cambaratiba por exemplo, serão as áreas beneficiadas pelo programa.
A internet
O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos.
Satélite
A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.