Ibitinga, Domingo, 15 de Julho de 2018
Costureira morta em acidente salva 4 vidas com doação de órgãos
Pulmões, rins e fígado de Miryam Cordeiro, 56, foram captados no HC de Ribeirão Preto; vítima foi atropelada por moto
Costureira morta em acidente salva 4 vidas com doação de órgãos
Miryam Cordeiro vai salvar quatro vidas com a doação de seus órgãos (Foto: Reprodução / Facebook)

  Uma costureira de 56 anos, morta nesta quarta-feira (27) após um atropelamento ocorrido em Ibitinga no último dia 22, vai contemplar quatro pessoas na fila dos transplantes com a doação de órgãos. Miryam Aparecida Cordeiro faleceu na noite desta quarta, no Hospital Unimed em Ribeirão.  

   A captação dos pulmões, rins e fígado da paciente foi realizada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) de Ribeirão em cirurgia que durou aproximadamente oito horas: entre 23h do dia do falecimento até as 7h desta quinta-feira (28).  

   O HC informou que os pulmões, o fígado e um dos rins foram levados para São José do Rio Preto. O segundo rim seguiu para Botucatu.  

No caso dos pulmões, um mesmo receptor irá receber os dois órgãos. Há casos, porém, em que dois pacientes podem ser beneficiados com um doador, de acordo com o hospital. 

O acidente  

   O motociclista de 20 anos envolvido no acidente disse à Polícia Civil que chegou a alertar Miryam com a buzina do veículo quando ela tentava atravessar a avenida Victor Maida, na região central de Ibitinga, mas não conseguiu evitar o atropelamento.  

   Uma testemunha declarou que a vítima aparentemente manuseava um celular momentos antes de ser atingida. A polícia, contudo, deve investigar as responsabilidades.  

   Consta no boletim de ocorrência (BO) que Miryam teria sofrido traumatismo craniano grave. Ela foi socorrida por uma unidade do Resgate do Corpo de Bombeiros e chegou a ser levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. 

   Depois, foi transferida para a Santa Casa de Ibitinga, onde permaneceu até a remoção para o Hospital Unimed em Ribeirão até sua morte.

   O motociclista também foi socorrido no dia do acidente e encaminhado à UPA de Ibitinga. Não foi informado o estado de saúde dele.  A reportagem tentou falar com o motociclista, mas o telefone celular dele estava fora de operação.  

   A família de Miryam preferiu não se pronunciar sobre o caso nesta quinta.  

Comoção  

   Amigos e familiares expressaram solidariedade à costureira Miryam Cordeiro por meio de mensagens em uma rede social.  "Tia, amiga querida, você não tem noção da falta que vai fazer", escreveu Patricia Bras Cordeiro. 

"Meu deus estou muito sentido com o que aconteceu. Meus sentimentos a toda família e descanse em paz minha amiga", lamentou Edimilson Domingues. 

   A prima Nilceia Colognesi Soares deixou os seguintes dizeres: "Hoje o meu dia está triste, acabei de receber a triste notícia do falecimento da minha prima Miryam Cordeiro de Ibitinga." 

 

A Cidade ON 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546