Ibitinga, Quarta, 17 de Abril de 2024
Câmara aprova Consórcio do Lixo entre Ibitinga e mais 6 municípios
Ibitinga, Iacanca, Novo Horizonte, Itápolis, Tabatinga, Nova Europa e Borborema formam consórcio
Câmara aprova Consórcio do Lixo entre Ibitinga e mais 6 municípios
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente foi na Câmara explicar o projeto (Foto: Câmara de Vereadores / Divulgação)

A Câmara de Vereadores provou em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira 05, o projeto de lei que ratifica o Protocolo de Intenções o Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo (CICESP), proposto pela Prefeitura de Ibitinga. Conhecido mais por tratar de questão do lixo, o projeto de lei do 'Consórcio do Lixo' teve a sua aprovação na Câmara com uma emenda, que não permite que seja criado no território de Ibitinga, aterro sanitário, e sim, se possível, somente  a queima destes resíduos para fim de produção de energia.

 Agora, com a aprovação da lei formalizando o consórcio, o intuito é poder tratar ecologicamente o lixo de Ibitinga e de mais seis municípios (Iacanca, Novo Horizonte, Itápolis, Tabatinga, Nova Europa e Borborema).

   No último dia 26 de junho, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Frauzo Ruiz Sanches, usou a tribuna da Câmara para explicar detalhes do projeto, que prevê, segundo Frauzo, a possibilidade de produção de energia com a queima do lixo, e a economia no transbordo dos resíduos até o aterro sanitário de Catanduva, atualmente sendo o valor de R$ 2.139.816,00 por ano. Além do lixo, a viabilidade de ser um consórcio 'multinalitário', pode abranger várias áreas de interesse, como licitação consorciada de asfalto, compra de medicamento, materiais escolares, entre outros. Outra vantagem será a prioridade dos municípios consorciados na obtenção de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal.

Assinatura

  No último dia 12 de maio, representantes dos municípios interessados assinaram, no gabinete da prefeita Cristina Arantes, um termo de interesse para a formalização o CICESP.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546