Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Prefeitura rebate dados sobre vacinação contra Pólio
Ministério da Saúde informa que Ibitinga não atingiu meta de vacinação e corre risco de surto de poliomielite
Prefeitura rebate dados sobre vacinação contra Pólio
Sala de Vacinação na Avenida D. Pedro II

A prefeitura de Ibitinga divulgou nota na quinta-feira (05) para rebater as informações que Ibitinga corre risco de surto da Poliomielite, conforme divulgado o alerta do Ministério da Saúde (MS), no último dia 28. Segundo o MS, 312 municípios brasileiros, não atingiram a meta de 50% de vacinação da pólio em crianças no ano de 2017.

  No estado de São Paulo, de acordo com o ministério, são 44 municípios que não alcançaram a meta de 50%, de vacinação em crianças com menos de um ano de idade no ano passado; inclusive Ibitinga, que segundo dados o ministério, foram aplicadas neste município apenas 9,02% da meta da vacinação.

O outro lado

   Em nota, a prefeitura alertou que os dados do Ministério da Saúde não refletem a realidade dos índices de vacinação no município, que foram, segundo a assessoria de imprensa, 95%. A divergência de informações, segundo a prefeitura, se dá a um erro de software, que contabiliza e envia as informações para o Ministério da Saúde, e que já apresentou erro nos anos de 2015 e 2016. Ainda, a prefeitura diz que em 2018 um novo programa já está em uso, mas todos os dados anteriormente não poderão ser recuperados.

Doença

  Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a Poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas também pode contaminar adultos.

   Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas físicas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546