Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Como saber se é sarampo?
Saiba identificar a doença. Campanha de vacinação começa no próximo dia 06
Como saber se é sarampo?

  Os sinais iniciais de sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem até 14 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.

   O sarampo é provocado por um vírus e é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotinhas de saliva da pessoa infectada. A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.

Como confirmar se é sarampo?

Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante tentar evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para tapar a boca.

Além disso, deve-se consultar um pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral para confirmar o diagnóstico, pois os sintomas de sarampo também são muito parecido a rubéola, catapora, roséola e até uma alergia a medicamentos. 

Como é feito o tratamento?

  O tratamento desta virose é feita com o uso de remédios para aliviar a febre e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo. Além disso, também se podem utilizar compressas frias para aliviar a dor de cabeça e facilitar a redução da febre.

  A campanha nacional de vacinação contra o sarampo, começará no dia 06, inclusive em Ibitinga. Para saber mais ligue na Sala de Vacinação F: (16) 3341-3519.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546