A Operação Corta Fogo 2018, segue até o final de setembro, segundo informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas pode ser prorrogada caso não tenham número de chuvas. Lançada no dia 07 de junho, iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tem o objetivo de prevenir incêndios em rodovias, parques e áreas de proteção ambiental e de áreas de vegetação.
Em Ibitinga, o número de queimadas está sendo contabilizado, mas a população pode denunciar via 193 para o Corpo de Bombeiros, ou via 190, para a Polícia Militar caso seja possível identificar a pessoa que começou o incêndio. “Quando tiver queimada, deve ligar 193. Viu alguém ateando fogo, ligue 190, porque daí comete o crime”, explicou o 2º Sargento PM Daniel Luiz Evangelista, Co-mandante do Corpo de Bombeiros de Ibitinga, sobre o crime ambiental, mencionado na lei municipal (nº 4518, de 25 de outubro de 2017), que proíbe a queimada no município. Quem for denunciado e flagrado cometendo o crime ambiental de queimada, será autuado com a infração de 40 até 50 UFM (Unidade Fiscais do Município) que hoje está em R$ 21,06 cada UFM, podendo a multa chegar até R$ 1.053,00.
Limpeza de terrenos
A reclamação de terrenos sujos, que podem ser alvo de incendiário, também pode ser denunciada para a prefeitura. “Se tem alguma reclamação de terrenos baldios sujos, a reclamação tem que ser direto na prefeitura”, disse 2º Sargento Evangelista.