Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Professora Ibitinguense é selecionada em projeto com Estados Unidos
Projeto de elaborar planos de aulas do Ensino Fundamental, está sendo realizado em parceria com Universidade de Stanford
Professora Ibitinguense é selecionada em projeto com Estados Unidos
Professora Chiconato: Planos de aulas são disponibilizados na internet, gratuitamente, para professores de todo o país

  Um projeto não governamental promoveu um curso nos Estados Unidos, para a professora de Ciências e Biologia, do Colégio E.E. Victor Maida. A professora Denise A. Chiconato, participou de um curso, entre os dias 21 e 28 de ju-lho, promovido em parceria pela Nova Escola e a Universidade de Stanford. O curso foi uma capacitação para o projeto que vem desenvolvendo com a Nova Escola, que consiste em produzir planos de aulas para depois disponibilizar, gratuitamente, em uma plataforma online, para professores do Ensino Fundamental de todo o país.

   “É um projeto da Nova Escola, que está envolvendo o Brasil inteiro, todos os estados do país. Já tem cinco 'Times de Autores', e o time que eu participo é o Time de Ciências”, explicou.

   Denise participou de uma seleção, entre mais de 5 mil inscritos, e de 50 professores selecionados para o projeto, 3 foram selecionados para participarem da experiência nos Estados Unidos, com tudo pago pelo projeto.

  No estrangeiro, os professores autores do Time de Ciências, na qual a ibitinguense participa, se reuniram e elaboraram um conteúdo programático dos planos de aulas. Agora todo o material está sendo desenvolvido pelos professores envolvidos - os daqui e os de Stanford - em encontros, via internet, e a previsão é de que logo estarão disponíveis para acesso.

  O trabalho

   Atualmente, o projeto disponibiliza para professores de todo o país, 1.500 planos de aula de matemática, 200 de Ciências, e até o final de setembro, totalizará 720 da disciplina. “A meta é que até o meio de 2019, possamos ter mais de 7 mil planos de aulas para professores do Brasil inteiro acessar”, explica a professora Denise. Desde março deste ano, o projeto já teve 510 mil acessos na internet.

   “Esse plano de aula a gente produz dentro das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental”, completou.

   “Outra coisa legal é que a Nova Escola chamou professores que estão dentro da sala de aula pra participar deste projeto, porque a gente costuma receber o material pronto, e as vezes nem sempre reflete com a nossa realidade”, explicou Denise. A diferença, segundo a professora, é que “o material que vem pra gente é a apostila, dividida em situações de aprendizagem com um tempo médio para o professor dividir o conteúdo, já no plano de aula, nós pegamos um conteúdo, uma habilidade da BNCC e trabalhamos dentro do plano, em uma aula de 50 minutos”, finalizou.

Planos de aulas

 Para conhecer o projeto, acesse: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546