Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Ibitinga: Projeto de monitoramento devolve onça-parda à natureza
O animal, um macho de 59 quilos, recebeu um colar GPS satélite
Ibitinga: Projeto de monitoramento devolve onça-parda à natureza

  Uma onça-parda foi capturada na zona rural de Ibitinga na terça-feira (11) por equipe do projeto "Pardas do Tietê", realizado por meio de uma parceria entre a AES Tietê, Pró-Carnívoros e CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros que integra o ICMBio).

  O espécime, um macho de 59 quilos, em excelentes condições de saúde, recebeu um colar GPS satélite e foi solto no mesmo dia em área de mata da região. Ele será monitorado pelo projeto nos próximos meses juntamente com outras duas onças capturadas recentemente.

  O projeto "Pardas do Tietê" busca a conservação da biodiversidade por meio da preservação da espécie, monitorando e estudando seus hábitos e habitats, descobrindo quais são as ameaças à sua população, quais locais utilizam para refúgio e como áreas de preservação das usinas podem servir à espécie na paisagem modificada do interior paulista.

  Após o monitoramento de três onças por um período de 13 meses nas proximidades da barragem de Promissão, que obteve bons resultados, o projeto iniciou uma nova etapa no início deste ano abrangendo outras regiões da bacia do rio Tietê.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546