São Carlos (a 230 km da capital) recebe nesta quinta-feira a 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, resultado de parceria entre a Prefeitura e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP), será realizado a partir das 13h no auditório Bento Prado Júnior e terá como principal objetivo a elaboração de um documento base com as diretrizes para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que irá ocorrer entre os dias 7 e 10 de novembro em Salvador (BA).
A conferência realizada em São Carlos é uma oportunidade para que a sociedade participe do processo de construção da política de promoção da segurança alimentar e nutricional do Estado e do país. Através de palestras e discussões temáticas, os nutricionistas e profissionais da área poderão apontar as conquistas de cada município representado, estabelecendo novas metas e desafios. A estimativa é que o evento conte com a participação de servidores de 26 municípios do Estado.
Referência
A secretária de Agricultura e Abastecimento de São Carlos, Regina Bortolotti, enfatiza a relevância em receber um evento que poderá trazer contribuições concretas ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em fase de elaboração. Regina lembra que a cidade se tornou referência no assunto ao colocar em prática, a partir de 2001, um conjunto de ações que teve como alvo central a erradicação da fome no município.
Com o apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Prefeitura elaborou o Mapa da Pobreza, um eficaz instrumento que norteou as intervenções do poder público municipal no combate à miséria. Entre os inúmeros resultados alcançados por essa política, São Carlos se destaca hoje com uma das melhores merendas escolares do país. Com um cardápio diversificado - incluindo peixes e produtos lácteos (as crianças com intolerância à lactose, por exemplo, recebem proteína de soja) - a Prefeitura oferece cerca de 60 mil refeições diárias em mais de 100 locais, entre escolas municipais e estaduais e entidades. A Secretaria de Agricultura realiza ainda constantes treinamentos às merendeiras e projetos sobre alimentação, envolvendo também as crianças.
A qualidade da merenda rendeu ao município o prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar na categoria Desenvolvimento Local”, entregue em 2009 ao prefeito Oswaldo Barba