Ibitinga, Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Santa Casa completou 90 anos neste dia 30
Hospital foi denominado irmandade devido ao Padroeiro São Francisco de Assis
Santa Casa completou 90 anos neste dia 30
Foto: Ilustração da Internet

  Fundada em 30 de setembro de 1928, a Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga completou 90 anos. De acordo com o estatuto social da entidade, o hospital é uma associação civil, de direito privado, filantrópico, beneficente, de caráter assistencial, sem fins lucrativos e econômicos. A associação foi denominada como 'Irmandade' devido a adoção do padroeiro São Francisco de Assis. O hospital possui até o final de 2016, um total de 229 funcionários.

    Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a instituição realiza aproximadamente 160 cirurgias por mês. A Santa Casa também efetiva cerca de 140 internações mensais na UTI e mais de 700 partos por ano. Além disso, é computado um montante de aproximadamente 8 mil exames laboratoriais todos os meses. Este ano a Câmara de Vereadores aprovou que o hospital possa ser gestor da UPA de Ibitinga e do Pronto Socorro da Vila Maria. Atualmente, as unidades contam com convênio entre Prefeitura de Ibitinga e a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), cuja parceria permite o diagnóstico e a orientação especializada. 

Tempos difíceis

  Atualmente a Santa Casa é uma Organização Social, por força de um decreto, sancionado no dia 16 de junho de 2018. Há 15 anos, desde 11/04/2003, a Santa Casa funciona no regime de Intervenção Judicial, devido a precariedade dos serviços. O atual interventor da Santa Casa é o vice-prefeito, Frauzo Ruiz Sanchez, nomeado no dia 17 de julho, e é junto com uma comissão da administração do hospital, que o processo de 'desintervenção judicial´ está em andamento. Um terno de compromisso, assinado no Poder Judiciário em julho deste ano, determinou o prazo de 12 meses para o fim da intervenção.

    Em junho de 2017, uma publicação neste veículo revelou a notícia que o hospital possuía R$ 26 milhões em dívidas. No último dia 27 de agosto, uma publicação no Diário Oficial do Estado, comunicou a adesão do hospital no Programa de Fortalecimeto das Santas Casas, onde, segundo o hospital, conseguiu o perdão de uma dívida de R$ 5 milhões em impostos.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546