Ibitinga, Terça, 19 de Junho de 2018
Dicas para planejar a aposentadoria
Pagamentos acima do salário mínimo podem aumentar o valor do benefício

   Aqueles que pretendem se aposentar e ter um benefício com valor significativo é preciso se programar e fazer com antecedência uma simulação do cálculo da renda mensal, atual e futura, principalmente para os que pagam como contribuintes individual ou facultativo e com valores acima do salário mínimo.

   Em muitos casos o pagamento acima do salário mínimo pode significar uma vantagem, pois aumenta o valor da contribuição ou pode até mesmo diminuí-la.

   A necessidade de planejamento é importante também devido a interferência do fator previdenciário, que tem como finalidade reduzir o valor da aposentadoria por tempo de contribuição, levando-se em conta o período contribuído e a expectativa de sobrevida do segurado, pois quanto menor a idade, maior é o redutor e em conseqüência, menor será o valor do benefício.

   O contabilista previdenciário Leobino Ramos Luz, do escritório de aposentadoria IBIPREV, diz que a grande maioria das pessoas não se preocupam em programar suas aposentadorias, pois entendem que ao cumprir os requisitos básicos, basta encaminhá-la que receberão o valor de direito. “A experiência tem me demonstrado que ao tomar conhecimento da quantia da tão sonhada aposentadoria, muitos ficam decepcionados, pois imaginavam que iriam aposentar com quantia superior, por isso, é que sugiro um planejamento minucioso para evitar dissabores”, comenta o contabilista.  

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546