Na última quinta-feira 14, ás 16h40, houve um incêndio de grande extensão em uma área rural próxima a IBG 030, no bairro Taquaral. Para conter as chamas os Bombeiros tiveram a ajuda de um caminhão pipa da usina Itaquerê. Ainda dados serão apurados para verificar se o incêndio foi criminoso ou acidental.
Operação Mata Fogo
Desde, 01 de junho de 2011, a Base de Bombeiros de Ibitinga está em alerta máximo para a extinção de queimadas, devido ao tempo seco, comum nesta época do ano. De 01 de junho até o dia 31 de outubro a Operação Mata Fogo 2011, segue em alerta máximo em todo o estado de São Paulo.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Ibitinga, esta unidade está priorizando as três viaturas de incêndio, bem como, todo efetivo operacional e administrativo para contenção dos incêndios rurais e urbanos, ou seja, um alerta máximo.
Os bombeiros estão em plena conscientização cultural do risco das queimadas para o meio ambiente, o patrimônio e a saúde de todos. Sobre o tema, uma equipe dos Bombeiros está apta a realizar palestras educativas sobre o tema. “Estamos preparados para orientações e palestras sobre o tema queimada”, explicou o soldado Mendes.
De acordo com as estatísticas do Corpo de Bombeiros, as queimadas deste ano estão sendo menores que a do ano passado até este período. Até agora já foram atendidas 21 ocorrências dessa natureza. Em 2010, foram 109 ocorrências.
Os maiores prejuízos neste tipo de ocorrências estão concentradas em incêndios em terrenos baldios, vegetações naturais, pastagens, margens de rodovias e reservas florestais. Além dos riscos contra o patrimônio e contra a natureza, também ocorre outra dano, a saúde da população. A exposição da fumaça pode trazer sérios riscos a saúde. Quem sofre mais são as crianças e os idosos. Faça a sua parte. Evite queimadas. Chame 193 em caso de incêndios.