Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Programa ‘Aplique Bem’ treina mais de 60 mil agricultores em todo o
Objetivo é a correta aplicação de defensivos agrícolas
Programa ‘Aplique Bem’ treina mais de 60 mil agricultores em todo o

  O Programa Aplique Bem, iniciativa da Arysta LifeScience em parceria com o Instituto Agronômico (IAC), com mais de 10 anos de inovações na agricultura brasileira, já treinou mais de 60 mil produtores rurais sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas nos diferentes cultivos. O Programa já ultrapassou as fronteiras e é realizado com êxito na Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso e Costa do Marfim.

  O modelo adotado pelo Programa para os treinamentos dos agricultores é inédito no Brasil. Atualmente, o Aplique Bem tem três Tech Móveis (la­boratórios itinerantes) que percorrem o país.

  “Ao invés de levarmos o agricultor para uma sala de aula, nós levamos a sala de aula até ele. Esse modelo não só aumenta a participação dos trabalhadores como também permite a prática para melhor fixação do aprendizado. Também não fazemos turmas maiores do que 20 pessoas para não comprometer a qualidade do conteúdo apresentado”, afirma Hamilton Ramos, pesquisador do IAC, idealizador e coordenador do Programa.

  “Trata-se de uma prestação de serviços sem custo para o agricultor. O Aplique Bem leva conhecimento ao campo, melhor uso da tecnologia disponível e uso racional dos defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente”, afirma Liria Hosoe, Gerente de Registro e Stewardship  da Arysta LifeScience. 

BENEFÍCIOS E PIONEIRISMO- Os benefícios do Programa vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas. “O trabalhador bem treinado utiliza os equipamentos de proteção de forma correta e faz a aplicação adequada, com equipamento bem regulado. Assim, toda a cadeia é beneficiada: o agricultor tem economia de produto, a saúde dos trabalhadores é preservada, o meio ambiente não é afetado e o consumidor recebe alimentos de qualidade em sua casa”, acrescenta Liria.

  Outro pioneirismo do Aplique Bem é a adoção e validação da norma internacional ISO 16.122 para a avaliação da qualidade dos pulverizadores em uso no Brasil. O Programa foi o primeiro na adoção desta norma, publicada em 2015.

Fonte: Texto Assessoria

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546