Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Novo ramal de peregrinação até Aparecida inclui 18 km em Ibitinga
Fiéis terão três atrações religiosas em Ibitinga. Novo trajeto, que começa em Borborema, será inaugurado dia 25
Novo ramal de peregrinação até Aparecida inclui 18 km em Ibitinga
Cripta do Menino Nelsinho, será uma das atrações religiosas para os peregrinos

  No próximo dia 25, o 'Caminho da Fé', que possui vários ramais até chegar à cidade de Aparecida, contará com a inauguração do 'Ramal Centro Paulista', com percurso de aproximadamente 200 quilômetros. O novo ramal inicia em Borborema, passa por Itápolis, Ibitinga, depois segue para Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito, Trabiju, Ibaté, Ribeirão Bonito e São Carlos, de onde se interligam com outros ramais percorridos pelos romeiros rumo ao Santuário Nacional de Aparecida. De São Carlos até a basílica, são 536 km.

  Segundo a Associação Amigos do Caminho da Fé, a qual Ibitinga e as demais cidades estão ligadas para compor os ramais, os peregrinos podem usufruir de cerca de 800 km de trajeto, que são percorridos à pé ou de bicicleta. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado em 2003 para dar estrutura às pessoas que fazem peregrinação à Aparecida.

  As rotas, em cada município no novo ramal, estão sendo demarcadas pela associação, com o apoio das prefeituras. Depois da inauguração em Borborema no dia 25, Itápolis irá inaugurar a inclusão do município no dia 02 de dezembro, com passeio ciclístico e almoço. Ibitinga não divulgou data.

 Ibitinga

   Em solo ibitinguense, o caminho do 'Ramal Centro Paulista' tem “aproximadamente 18 quilômetros”, explicou a Secretária de Turismo de Ibitinga, Érica Banuth, explicando sobre a extensão do trajeto em Ibitinga, entre os limites dos municípios de Itápolis e Tabatinga. 

 “O trajeto quase ficou conhecido com Menino Nelsinho”, comentou Hélio Domingues, ibitinguense e turismólogo. “Não deu certo porque houve uma votação entre os municípios participantes e em um primeiro momento, houve um empate, mas daí na outra reunião houve [representantes dos] municípios faltantes, e na outra votação desempataram”, explicou a secretária Érica.

Trajeto em Ibitinga

    “Nos pontos religiosos, os fiéis vão passar pela Cruz do Cigano, pela Igreja da Matriz com a Cripta do menino Nelsinho, e pela capela de Santana”, explicou Banuth.

     Em Ibitinga o peregrino vai chegar de Itápolis pela estrada municipal do Bairro Rural Roseira, depois de passar pela cruz do Cigano, seguindo até a rua Daniel de Freitas. Em seguida segue na rua José Custódio até a Igreja Matriz, onde está a cripta do Menino Nelsinho Santana. No município, o ponto de apoio 24 horas e de carimbo do passaporte da peregrinação dos féis será no Hotel Vista Alegre. O trajeto continua até a rua Capitão Simões, que será percorrida até a avenida Sétimo Montanari, depois até o bairro rural Santana, onde os fiéis poderão passar em frente a Igreja de Santana, ante de chegar até Tabatinga.

Economia na região

  Com motivações religiosas, de autoconhecimento, esportivas ou aventureiras, em 2017, aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo Caminho da Fé. A estimativa da associação para este ano, é de que ocorra um crescimento de cerca de 30%, com a inclusão da nova rota. “A passagem dos peregrinos por Itápolis será importante para estimular nosso comércio, ajudando também a divulgar o nome de Itápolis”, destacou o secretário de Cultura e Turismo Sérgio Covizzi, por meio da assessoria de imprensa.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546