Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Shakespeare em Ibitinga: projeto “O Palco” apresenta clássico
Iniciativa da AES Tietê e do Polo Cultural desenvolve atividades artísticas, apresentação gratuita é dia 23
Shakespeare em Ibitinga: projeto “O Palco” apresenta clássico

Mais de 150 alunos de escolas municipais e estaduais que participam do projeto Crescer de Ibitinga apresentarão uma adaptação do clássico “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Willian Shakespeare, em Ibitinga, na próxima sexta-feira, dia 23, às 19 horas, no Clube Planalto. Os participantes fazem parte do projeto “O Palco”, desenvolvido pela AES Tietê e o Polo Cultural, no âmbito da lei Rouanet de incentivo à cultura, com objetivo de promover a cidadania e a inserção de jovens, por meio da arte e da criatividade. A entrada será gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência – sujeito à disponibilidade. 

A iniciativa chegou à cidade em abril deste ano com aulas de ballet, música e teatro atendendo crianças do Projeto Crescer, cuja proposta também compartilha a ideia de uma educação melhor com o incentivo às artes, aproveitando o contraturno escolar. 

O objetivo é que a experiência de espetáculo agregue conhecimento aos alunos, além de colocá-los em uma situação de protagonismo ao apresentar os resultados de um ano letivo. Por meio da criatividade e da arte, a iniciativa trabalha com grupos de alunos ao longo do ano, promovendo a melhora da expressão verbal e corporal e o aumento do interesse das crianças e jovens pela escola, além do exercício da cidadania e inclusão social. 

O professor de teatro Jefferson Mendes conta que a escolha por Shakespeare foi muito natural. “É um ótimo primeiro contato das crianças com o teatro direto, com Shakespeare. E também é bom porque é uma peça que conseguimos encaixar todas as aulas, pois tem dança, música e teatro. Além de encaixar todas as crianças, a peça também foi adaptada pelos próprios alunos”, conta. 

Para Renata Monteiro Costa, analista de investimento social da AES Tietê, a conclusão do projeto em Ibitinga traz grande satisfação a todos os apoiadores e realizadores. “É o resultado final de todo um ano de dedicação e aprendizado artístico pelas crianças. Fica ainda mais bonito assistir a apresentação vendo a felicidade nos rostos dos alunos participantes”, comenta.

A dança e a música, comandadas pelas professoras Sandra Silvia e Mary Ellen, respectivamente, também entram em cena em apresentação simultânea, compondo partes chave da peça e se integrando ao grande espetáculo.

A peça contará também com uma pianista e um violinista tocando ao vivo em acompanhamento aos alunos do coral e os que tocarão flauta, ampliando a experiência de trocas artísticas entre profissionais e crianças. 

 

Teatro de bonecos

Durante o projeto, as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental viajaram no mundo mágico das artes aprendendo a atuar também com as mãos e com a voz. Em uma oficina de teatro de bonecos, idealizada pelo professor Jefferson, os pequenos deram vida à imaginação.

Elas não só atuaram com os bonecos, como também confeccionaram os personagens com papel machê, permitindo que múltiplas facetas da arte fossem trabalhadas. Jefferson conta que depois de todo o processo, é possível notar que elas não são mais as mesmas que começaram as aulas. “É possível ver que no geral as artes mudaram as vidas das crianças. Os pais e professores comentam que o comportamento deles melhorou, é muito legal”, comemora. 


Aula de sons e sonhos

Além do coral, muitas crianças tiveram seu primeiro contato com um instrumento musical através do projeto. “O Palco” proporcionou que cada aluno tivesse um instrumento e mais de 50 flautas foram doadas para o projeto Crescer. 

A professora de música Mary Ellen conta que a escolha das flautas foi dos próprios estudantes. Depois de vivenciarem outras experiências com instrumentos no primeiro semestre, eles optaram por seguir o caminho até a apresentação de fim de ano com as flautas.

 

Apoio da Prefeitura

 

 O projeto ‘O Palco’ é um grande presente que nosso município recebeu através da parceria com a AES Tietê e Polo Cultural, afirma a prefeita Cristina Maria Kalil Arantes. “Nossos queridos alunos do Projeto Crescer tiveram a oportunidade, neste ano, de realizarem aulas de dança, música e teatro, abrindo possibilidades de descobrirem um novo mundo dentro das artes, apoiados por excelentes profissionais que se dedicaram e se abdicaram para que hoje nossos olhos brilhem através desta linda apresentação. Eu, no papel de educadora que também sou, só tenho a exaltar e admirar a iniciativa e a oportunidade oferecida para essas crianças.  “O PALCO” trouxe arte e cultura para dentro da unidade educacional, enriquecendo e ampliando o universo de conhecimento das crianças.”


Sobre o Projeto “O Palco” 


Por meio da parceria entre o Polo Cultural Educação e Arte, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com escolas públicas e empresa privada, o projeto atende crianças e jovens de escolas públicas do Estado de São Paulo. O projeto existe desde 2005, tendo sido implantado inicialmente na Zona Norte da capital, expandido para a Zona Sul, atendendo comunidades em vulnerabilidade social, e hoje também alcançando cidades do interior do Estado.

Ibitinga concentra uma das maiores turmas do projeto “O Palco”. Bauru também contou com uma apresentação do projeto, no dia 6 de novembro, com a peça “Que Tal Meu Quintal”. 

 

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há quase 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, recentemente, concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.


Serviço
Data: 23 de novembro

Horário: 19h
Local: Clube Planalto – Avenida Engenheiro Ivanil, Centro, Ibitinga

Entrada Gratuita – os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência ao início do espetáculo– sujeito à disponibilidade.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546