Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Melancia: Com início da colheita em Itápolis, safra paulista acelera
Após dificuldade no preparo da terra, produtores se preparam para colheita do fruto que teve plantio iniciado em agosto
Melancia: Com início da colheita em Itápolis, safra paulista acelera

   Na segunda quinzena de novembro, produtores de Itápolis (SP) iniciaram a colheita de melancias. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a área plantada na safra principal foi semelhante à da última temporada (2017/18), com o plantio iniciado em agosto, após dificuldades no preparo da terra (devido ao inverno seco).

   As chuvas nos últimos meses, entretanto, permitiram um bom desenvolvimento e enchimento satisfatório das melancias, podendo contribuir para a produtividade na praça paulista. Por outro lado, vale ressaltar que o clima úmido e temperaturas levemente inferiores no período também contribuíram para a maior incidência de doenças fúngicas e virose nas melancias, preocupando produtores.

   O início da colheita foi concomitante à diminuição no ritmo das atividades em Marília/Oscar Bressane (SP), que deve encerrar a safra neste fim de novembro. Essa praça iniciou as atividades de colheita em outubro, com intensificação na segunda quinzena.

   Em novembro, as regiões paulistas têm como principal concorrente Teixeira de Freitas (BA), o que pode pressionar as cotações médias deste mês. Além da oferta elevada, os feriados também atrapalharam a comercialização. Contudo, o menor custo logístico das melancias paulistas pode promover um melhor escoamento na região.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546