Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
USP promoveu treinamento sobre diabetes em Ibitinga
Orientações sobre o assunto foram ministradas para profissionais da rede de saúde na tarde desta terça-feira (11)
USP promoveu treinamento sobre diabetes em Ibitinga

  A Prefeitura de Ibitinga, através do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), em parceria com a Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, realizou nesta terça-feira (11), orientações teóricas e práticas com ênfase no ‘pé diabético’. O objetivo foi orientar profissionais da saúde sobre o tema.

  Uma das aulas foi ministrada pela professora Dra. Maria Cristina Foss Freitas, com o tema “Complicações crônicas do diabetes, com ênfase no pé diabético”. Depois, foi a vez da enfermeira Elis Lippi, que além de abordar os cuidados com o pé diabético, realizou atividade prática  sobre o correto nas unidades de saúde.

  De acordo com o SAMS, essas orientações são fundamentais para que o profissional da saúde se mantenha atualizado e lide com tais situações no dia a dia de sua profissão. 

  “O pé de um diabético precisa de cuidados extras. Eles estão mais suscetíveis a lesões, justamente por causa das características do diabetes. O excesso de glicose engrossa o sangue e a circulação fica deficiente, fechando as artérias de extremidades, em especial dos membros inferiores. O diabético possui comprometimento agravado dos joelhos para baixo", explicou a enfermeira diretora do SAMS, Queila Pavani.

Sobre o convênio com a USP

  O convênio entre Prefeitura de Ibitinga e a Faculdade de Medicina da USP permite o diagnóstico e a orientação especializada feitos por equipes médicas da faculdade.

 “Dentro da parceria, os profissionais da saúde de Ibitinga recebem capacitação, desde a parte administrativa, até ao atendimento humanizado de pacientes”, salientou Frauzo Sanches, interventor da Santa Casa de Ibitinga. “Os especialistas da USP visitam periodicamente as unidades de saúde de Ibitinga para fornecerem esta assessoria e agregar excelência aos serviços prestados na saúde da cidade”, complementou o interventor.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546