Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Seminário para regulamentação de nova APA começou em Ibitinga
Seminário deverá capacitar cidadão para ajudar na demarcação das áreas agricultáveis, industriais e urbanas no município
Seminário para regulamentação de nova APA começou em Ibitinga

   Na sexta-feira (07), com início por volta das 10:00 horas, aconteceu uma reunião ordinária com membros Conselho Consultivo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Ibitinga, na FAIBI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga). Na ocasião, foi realizado a iniciação de um Seminário de Capacitação dos conselheiros para a elaboração do Plano de Manejo.

   Os técnicos Pâmela Gabriel Guandalini, Waldenir Gomes e Carlos Beduschi, representantes da Fundação Florestal, ligada a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, acompanharam as atividades e ministraram palestras no seminário. Segundo Beduschi, a partir de 2019, várias oficinas irão ser realizadas em cada etapa de construção do Plano de Manejo.

    Segundo Pâmela, funcionários da Fundação Florestal irão participar da capacitação, para explicar, o que uma é uma Unidade Preservação e quais os objetivos do Plano de Manejo. Em termos gerais, depois da capacitação e depois de realizada Audiências Públicas, o Conselho Consultivo, formados por representantes de entidades e da população  de Ibitinga, vai ajudar a Fundação Florestal a criar um 'Plano de Manejo', que poderá demarcar quais são áreas urbanas, quais são as áreas de preservação e quais são as áreas agricultáveis; atualmente toda Ibitinga é demarcada como Área de Preservação Ambiental.

Divisão das Áreas de Preservação

  Waldenir Gomes, que participou a elaboração do Plano de Manejo da APA que compreende as cidade de Tietê e Jumirim explicou aos presentes a função da APA, do Plano de Manejo, e sobre a capacitação dos conselheiros.

  Toda unidade de conservação, de Área de Preservação Ambiental (APA) é constituída por caraterísticas que originou para ela ser criada. No caso de Ibitinga, a APA foi constituída para a proteção hídrica, vegetação e fauna, principalmente a área conhecida popularmente como Varjão.

  “No melhor fato, a conscientização sobre a APA, é que é necessário para que possamos trabalhar a conservação a recuperação e a sustentabilidade”, explicou Gomes.

   Sobre a divisão, ou a classificação  e demarcação de áreas do município, sobre quais serão agricultáveis e quais deverão ser urbanas e áreas  de preservação, Gomes explicou que a elaboração do Plano de Manejo permite a 'harmonia' entre polo industrial, áreas cultiváveis, e também de moradia. “Todos esses segmentos, quando tiverem entendimento do que é uma APA, o que é um Plano de Manejo e por quê é necessário isso, eles vão começar a partilhar e a participar da elaboração e é essa experiência que vamos passar aqui para vocês”, explicou Gomes.

   “Não existe nada que seja impeditivo, muito pelo contrário, ele é normativo, que dá normas e regras que tudo seja elaborado de forma sustentável e que provoque a preservação”, explicou Gomes.

Qual o objetivo do Seminário?

  O zoneamento da APA Ibitinga é muito comentado, mas nem todos os Conselheiros sabem o que é o zoneamento e que ele é apenas uma das etapas do Plano de Manejo. O objetivo do seminário foi transmitir qual o papel desse documento técnico, quais as bases legais que o compõe, quais as etapas, a sua importância para a gestão da APA Ibitinga e esclarecer que é um processo participativo.

Nova APA

   Desde o dia 04 de janeiro deste ano a Fundação Florestal começou, as tratativas, com uma Reunião Pública, sobre a o Conselho Consultivo da APA de Ibitinga, com líderes de entidades, sindicatos e organizações não governamentais, foi realizada a fim de debater assuntos pertinentes para a formação do novo conselho da APA (Área de Proteção Ambiental) de Ibitinga. Ao todo 17 instituições da sociedade civil organizada foram cadastradas, e no dia 23/04/2018, uma eleição apontou 12 instituições, entre titulares e suplentes, para formar o conselho, com dois representantes cada.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546