Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Ibitinga oferece risco de alerta de contágio de dengue
Segundo levantamento divulgado no dia 12, pelo Ministério da Saúde, 1.881 municípios estão em situação de alerta
Ibitinga oferece risco de alerta de contágio de dengue

    Ibitinga e algumas cidades da região estão classificadas como índice de alerta para risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 12, pelo ministro Gilberto Occhi, em Brasília. 

   Em 2015, o índice LIRAa divulgado pelo Governo Federal indicava Ibitinga com índice preocupante: 2,6%, mantendo a cidade em alerta; porém em 2017, o novo levantamento revelou que Ibitinga estava com 0,8 para o índice de infestação, retirando a cidades na lista dos municípios em alerta. Em 2018, Ibitinga voltou a ficar entre os municípios que podem oferecer risco de infestação da doença causado pelo Aedes aegypti, com o índice de 1,6.

   Segundo o Ministério da Saúde, o alerta de risco é um estágio intermediário, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%. O índice mais alto é o estado de risco, que significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.

Uma das ações tomadas pela prefeitura das cidades, é o bloqueio de 25 quarteirões na região do caso de dengue, ou seja do imóvel onde o caso da dengue foi registrado. A visita de casa em casa para verificar possíveis criadouros do mosquito, começa a fechar o cerco depois do registro do caso.

LIRAa

  O LIRAa  2018 indicou que 504 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. No total, 5.358 cidades de todo o país fizeram o levantamento.

  Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.881 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.628 municípios apresentam índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

Índice de risco de epidemia nos municípios da região

Bariri: 1,6

Boa Esperança do Sul: 0,3

Borborema: 0,3

Ibitinga: 1,6

Iacanga: 1,2

Itápolis: 3,6

Itaju: 0

Tabatinga: 1,6

Nova Europa: 1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546