Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Saiba as principais tendências no agronegócio em 2019
As principais culturas que estarão em destaques para o próximo ano são: soja, milho, etanol, algodão, flores entre outras
Saiba as principais tendências no agronegócio em 2019

  Em agosto de 2018, analistas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgaram algumas tendências das principais culturas que se destacarão em 2019. Dentre os grãos que estarão em evidências no setor agropecuário, estão a soja e o milho. Outras culturas que tiveram um ótimo desempenho em 2018 e continuarão em destaque são: o algodão, etanol, celulose e flores agrícolas.

   No meio ambiente, segundos os dados divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil tem liderado mundialmente na agropecuária sustentável com 66,3% de preservação com vegetação nativa.

   Na pecuária, a CNA divulgou que o segmento de carne bovina registrou crescimento na produção, nos preços e nas exportações. O pecuarista e associado do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, Nairo Miguel, salientou que a expectativa para os pecuaristas é positiva para 2019: “A nossa expectativa é de melhorar sempre, acredito que o ano que vem teremos valores maiores na arroba do boi gordo. Com a China entrando firme no mercado e planejando aumentar a importação de carne bovina, acredito que o mercado vai dar uma reviravolta, trazendo patamares maiores. O consumo interno melhorando e a falta de boiadas bem terminadas também ajudaram a preços melhores”, afirmou Nairo.

PIB 

   Segundo a CNA, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve fechar em 2018 com queda de 1,6% em relação a 2017. O setor de distribuição tem estimativa de recuo de 2,7%. No agronegócio, apenas o segmento de insumos terá resultado positivo, com uma alta de 19% dos preços dos fertilizantes neste ano. Mesmo com o câmbio mais alto, houve crescimento de demanda a partir de agosto por conta das boas perspectivas de safra para 2019.

Perspectivas 2019

   Para 2019, as expectativas são de uma safra de grãos maior que a deste ano, cuja colheita totalizou 228 milhões de toneladas. A produção de soja na safra 2018/2019 deve crescer 6% em relação à safra anterior, com boas condições climáticas em praticamente todos os estados. 

   De acordo com a CNA, outros pontos importantes para 2019 são a melhoria nas condições de infraestrutura e logística, segurança no campo, introdução de marcos regulatórios e a ampliação da assistência técnica e gerencial para produtores com o objetivo de propor a melhoria da renda do setor agropecuário.

   O associado do Sindicato Rural e produtor rural, Pedro Guimarães, atua no segmento de agricultura familiar e participa da 'Feira do Produtor Rural'. “Acredito que 2019 será um ano de fartura para nós produtores rurais, devido à chuva e o calor que tem contribuído em nossos cultivos. Em 2018 já fomos surpreendidos com nossas vendas e para o próximo ano não será diferente”, disse Pedro.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546