Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Ibitinga caiu 81 posições em programa Ambiental Estadual
Programa Município VerdeAzul, classifica os 645 municípios paulistas na eficiência da gestão ambiental
Ibitinga caiu 81 posições em programa Ambiental Estadual
ENTRE as diretivas que ajudam a compor as notas para o certificado, estão a arborização Urbana, Gestão das Águas e Esgoto Tratado, entre outras.

  No último dia 20, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, apresentou e entregou os certificados aos municípios classificados no Programa Município Verde Azul, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. 

   Um total de 69 municípios receberam o certificado. O município de São José do Rio Preto foi o anunciado como o primeiro colocado no programa em 2018, com 94,65 pontos. A cidade de Novo Horizonte, vence-dor na edição de 2017, ficou em quinto lugar, com 92,72 pontos. 

   O trabalho é desenvolvido com as secretarias de Meio Ambiente de cada município, onde apresentam planos e projetos a serem concluídos, e executados, em prol do meio ambiente.

Ibitinga

   O município de Ibitinga caiu da 63ª posição em 2017, para 144ª posição em 2018. De uma nota 74,94 obtida em 2017, Ibitinga passou para 50,46 este ano; uma queda de 81 posições no ranking. No quesito evolução, Ibitinga registrou índice negativo: -32,7%.

   Entre as 12 diretivas que compõe as notas, duas não evoluíram desde 2016, quando receberam nota 10, e seguem daquele ano para cá, como nota zero; Educação Ambiental e Estrutura Ambiental.    

O programa

   Criado em 2007 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o programa premia os municípios com  melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

  As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental, entre outras.

  O certificado reconhece a boa gestão ambiental e garante a administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Carros, tratores, trituradores, máquinas agrícolas, entre outros equipamentos, são destinados aos municípios com selo de Município VerdeAzul, ao longo do ano, em forma de convênios com o governo.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546