Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Vaca dá à luz três bezerros de forma natural em Descalvado
Muito Raro: Médico veterinário afirma que gerações como essas são incomuns até para inseminações
Vaca dá à luz três bezerros de forma natural em Descalvado

  Uma família da zona rural de Descalvado (SP) teve uma surpresa após uma vaca dar à luz três bezerros de forma natural. O nascimento é considerado raro até mesmo para casos de inseminação. 

  Mocinha, uma vaca girolanda de nove anos, veio para prover o leite necessário para a casa há 4 meses. O que a família não esperava é que a nova integrante do sítio, que estava prenha, daria à luz trigêmeos. 

  “A surpresa foi maravilhosa. Esperávamos um e vieram três bezerros”, contou Juderlânio da Silva, produtor rural, que mantem as galinhas, porcos e outros animais na propriedade apenas para o sustento do lar.

Hora do parto

  Maicon Zampoli, também morador do sítio, estava presente no parto de Mocinha. Após ajudar na retirada do primeiro bezerro, ele contou que chegou a ir embora para a casa. 

  “Na hora que a gente voltou, ela estava parindo o segundo bezerro. Quando a gente terminou de ajudar, veio o terceiro. Foi uma emoção bem grande”, contou.

Os bezerros, caçulas entre os animais, já foram batizados pela família como Mimosa, Zé e Chicão.

Caso muito raro

   De acordo com Celso Assoni, médico veterinário que trabalha com reprodução de bovinos, essa foi a primeira vez que viu pessoalmente um caso de bezerros trigêmeos.

  “Hoje, com o avanço da biotecnologia, as inseminações que fazemos no campo podem ocasionar na gestação gemelar. No caso da Mocinha, foi uma gestação de trigêmeos e de forma natural. Bem atípico mesmo”. 

Segundo Assoni, a chance de uma gravidez de trigêmeos ocorrer é de 1 para cada 100.000 animais. “É muito raro acontecer. Eles tiveram sorte grande”, disse.

 

G1/ EPTV

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546