Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Barragens da região Centro-Oeste Paulista serão fiscalizadas
As 6 barragens que ficam em Chavantes, Bariri, Barra Bonita, Ourinhos, Ibitinga e Promissão têm baixa classificação de risco
Barragens da região Centro-Oeste Paulista serão fiscalizadas

Seis barragens de hidrelétricas da região Centro-Oeste Paulista estão na lista da Agência Nacional das Águas para fiscalização imediata. Depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), a Agência decidiu intensificar as vistorias para garantir a segurança. 

A tragédia deixou ao menos 99 mortos, dos quais 57 foram identificados até o fim da manhã da quarta-feira (30).   

O Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal publicou nesta terça-feira (29) duas resoluções que determinam a fiscalização imediata de barramentos de diferentes finalidades, enquadrados como categoria de risco alto ou com dano potencial associado alto. 

As barragens que ficam em Chavantes (SP), Bariri, Barra Bonita, Ourinhos, Ibitinga e Promissão. A classificação de risco é baixa, mas as seis barragens devem ser fiscalizadas. 

   No Brasil são 3.386 barragens de rejeito de minérios, hidrelétricas e reserva de abastecimento de água que serão vistoriadas para evitar desastres como o de Brumadinho. 

    Em Barra Bonita a hidrelétrica começou a operar em 1963 e o reservatório tem 150 quilômetros ao longo do rio Tietê. As cinco comportas que fazem o controle do volume de água estão abertas. 

   A AES Tietê Energia S.A - Concessionária responsável pelas barragens de Bariri, Barra Bonita, Ibitinga e Promissão – informou que as barragens têm estruturas consolidadas, seguindo rigorosos padrões técnicos de engenharia.

   Também informou que as barragens são periodicamente monitoradas por instrumentos, além de inspecionadas e avaliadas por equipe técnica especializada, como drones subaquáticos e aéreos. 

   A AES Tietê afirma que há um plano de emergência para que todos saibam o que fazer caso tenha algum desastre. 

   A CTG Brasil informou que suas barragens operam em condições normais e sem qualquer irregularidade que possa comprometer a segurança das estruturas e das comunidades. A empresa conta com equipes de Segurança, Operação e Manutenção especializadas e processos internos criteriosos e consolidados e afirmam que todas as barragens estão seguras.

 

G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546