Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Palestra sobre 'Uso e Conservação do Solo' beneficiou produtores
A atividade aconteceu com o objetivo de orientar os produtores rurais sobre a conservação do solo, baseado nas Leis
Palestra sobre 'Uso e Conservação do Solo' beneficiou produtores

Organizada pelo Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância de Ibitinga e a APA (Área de Proteção Ambiental em Ibitinga), a palestra sobre “Uso e Conservação do solo” aconteceu no dia 22 de fevereiro (sexta-feira), onde foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Roberto Saverio Souza Costa na Casa da Agricultura (CATI).

  Esteve presente na palestra, produtores rurais de Ibitinga e região, a Gestora da APA, Pâmela Guandalini e a Coordenadora de Meio Ambiente, Karine Paniquar. Também participaram da palestra os diretores do Sindicato Rural: Sérgio Quinelato, Francisco Raineri e Cleverson Santesso.

  O objetivo da palestra foi orientar os produtores rurais sobre a conservação do solo, baseado nas Leis Estaduais 6.171/88 e 8.421/93 – Uso e Conservação do Solo. Na palestra foram abordados tópicos como: Diagnóstico de degradação do solo agrícola, controle da erosão, fatores que influenciam na erosão do solo como: Chuva; Topografia do Terreno; Natureza do Solo; Infiltração e Cobertura vegetal. Também foram abordadas as possíveis soluções preventivas e corretivas da erosão tais como: práticas vegetativas, edáficas e mecânicas.

  De acordo com o palestrante Roberto, a multa para quem não estiver regularizado na conservação de solo de sua propriedade é graduada em função do dano causado ao solo agrícola, variando de 20 a 1.000 UFESPs, ou seja, de R$ 530,60 a R$ 26.530,00 (valor referente a 2019). 

  Segundo o tesoureiro do Sindicato Rural, Cleverson Santesso, a palestra foi bem interessante e sanou todas as suas dúvidas dos que estavam presentes. “O Roberto mostrou para nós os cuidados necessários que precisamos ter no manejo do solo e o que devemos evitar para não acarretar problemas ambientais e cumprir com os nossos deveres diante das leis ambientais”, contou Cleverson.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546