Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Furtos de gado preocupam pecuaristas do Centro-Oeste de SP
Casos têm sido frequentes na região.
Furtos de gado preocupam pecuaristas do Centro-Oeste de SP

 

   Se não bastasse a preocupação com o manejo do gado, pecuaristas do Centro-Oeste Paulista também estão tendo de lidar com a insegurança no campo. 

   Luiz Geraldo Menegazzo já foi furtado três vezes. Os ladrões levaram o gado de caminhão. Em apenas uma vez ele conseguiu recuperar parte dos animais. 

   Na maioria dos casos, os bandidos agem da mesma forma. Eles invadem a propriedade à noite, quando não tem ninguém, arrombam as porteiras e levam todo o gado. Só nas regiões de Marília e Ourinhos (SP) já foram registradas 14 ocorrências desde janeiro, segundo a Polícia Ambiental. 

   Os furtos também ocorrem em outras propriedades do Centro-Oeste Paulista. Do começo do ano até agora, pelo menos 500 cabeças de gado teriam sido levadas pelos criminosos. O prejuízo é estimado em mais de meio milhão de reais.

   O tenente Leonardo Lopes, da Polícia Ambiental, orienta o pecuarista a tentar sempre manter o gado próximo da sede da fazenda, principalmente no período noturno. Outra dica é evitar passar informações sobre a rotina da propriedade. 

Com a insegurança, muitos criadores começaram a participar de grupos de troca de mensagens. É um espaço em que eles compartilham sugestões e alertas. 

No ano passado, Milton Bardi da Fonseca perdeu 22 bois. Depois do furto, ele passou a investir em monitoramento e usa os aplicativos do celular como apoio.

 

G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546