Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Colégio Victor Maida completou 66 anos de Fundação
Evento foi marcado por exposições de fotografia, documentos; além do encontro de ex-alunos, ex-professores e ex-atletas
Colégio Victor Maida completou 66 anos de Fundação
Foto: Folha de Ibitinga

  Na última quinta-feira (16), o anfiteatro do Colégio Estadual Dr. Victor Maida sediou diversas atividades, durante todo o dia, em festividades ao Aniversário de 66 anos de sua fundação. Um grande acervo histórico foi disponibilizado em uma exposição para o público, como fotografias, boletins escolares, máquinas de datilografia, mimeógrafos e ainda, o evento contou com apresentações musicais pelos alunos.

   O prédio da escola, situado na Rua Bom Jesus, 718, foi inaugurado no dia 16 de maio de 1953, quando foi intitulado como 'Colégio Estadual de Ibitinga'. 

   Na cerimônia, além de homenagens a ex-alunos, o dia foi palco de encontro de ex-professores, ex-alunos que se tornaram professores naquele colégio, como a professora Vilma Batista Cupini. “Esse ano faz 55 anos que eu me formei no magistério nesta escola, depois eu voltei em 1989 para dar aula aqui, e me aposentei em 2005”, revelou.

  O professor Aristides Campassi, que lecionou Latim no colégio, também recebeu homenagem e contou um pouco sobre a sua trajetória profissional na cidade.

  A senhora Marina Maida Dall'Acqua, irmã do ex-deputado e ex-prefeito Dr. Victor Maida, compareceu ao evento, e tirou fotografias com ex-alunos e professores, e ainda agradeceu o carinho.

Time de basquete; 50 anos da vitória de campeonato

   No evento, também, ex-alunos se encontraram na escola depois de 50 anos que foram campeões de basquete da região de Ensino de Araraquara. O antigo time de basquete, de 1969, venceu o time de Araraquara, na quadro do Colégio Victor Maida, sendo campeão da regional de Ensino de Araraquara. Depois, disputaram na capital, o título estadual, mas perderam, ficando apenas com o título de campeões regional.

  O time de basquete era composto por Roberto do Prado, Eduardo Bento Sampaio, Edneu Povinelli, Dr. João Soares Arantes Neto, Wilson Ribeiro dos Santos e pelo empresário Silvio Montanari. O time era coordenado pelo Profº de Educação Física da época, Francisco Pérsio Tagliatella. Todos estiveram presentes na cerimônia de homenagem.

Resgates da História

   Grande parte da história de Ibitinga está registrada no acervo do Colégio Victor Maida. “Foi-se perdendo muita coisa durante os anos, mas estamos resgatando muita coisa na nossa sala, no nosso arquivo morto, e em outros cantos da escola, porque nossa escola é muito grande, temos ‘livros atas’ antigos, diários de classe, com notas, nomes de ex-alunos, e estamos tentando resgatar objetos   que eram da escola”, explicou a professora Larissa Castilho Supino, professora de Educação Especial Deficiência Intelectual e Autismo, que foi uma das responsáveis pela Exposição. “Tem fotos, como fotos do começo, são fotos muito antigas, elas estão rasgando. Estamos tendo todo esse cuidado para poder resgatar essa história, para não acontecer de perder, temos que fazer todo esse resgate”, explicou a professora Larissa.

  Na ocasião ainda, houve a exposição do Hino do Colégio Victor Maida, que foi resgatado recentemente por ex-alunos.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546