Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Estudo apresenta como se dá a limpeza das águas do rio Tietê
Foram analisadas a absorção de luz da água de 04 barragens; Barra Bonita, Bariri, Ibitinga e Nova Avanhandava
Estudo apresenta como se dá a limpeza das águas do rio Tietê
Foto: Hidrelétrica de Ibitinga / reprodução da internet

 A poluição por despejo de esgoto não tratado, produtos químicos, substâncias químicas e biológicas lançadas em braços de rios que deságuam no Tietê podem ser o que está provocando a poluição das águas do rio e a super-população de algas, que se alimentam desses nutrientes. Essa é a visão da mestre em ciências cartográficas pela Unesp Nariane Bernardo.

  O trabalho de doutorado que ela desenvolve, na mesma área de atuação, chama-se 'Poluição do rio Tietê é filtrada por barragens em seu percurso'. Segundo informações que deu para agência de notícias da Unesp, “depois de cruzar a cidade de São Paulo, onde recebe uma alta carga de poluentes provenientes especialmente do esgoto sanitário, a água do rio Tietê apresenta melhora progressiva de sua qualidade à medida que avança para o interior paulista. Ao passar por Barra Bonita  (a 294 quilômetros da capital) torna-se mais clara e, ao chegar a Buritama (a 546 Km de São Paulo), já está transparente.” 

   O estudo é feito por pesquisadores da Unesp de Presidente Prudente e São José dos Campos e mostra como as barragens que existem no trajeto entre a nascente do rio, em Salesópolis, a 22 quilômetros do oceano Atlântico, até a barragem de Nova Avanhandava interferem positivamente na limpeza da água. 

  Os pesquisadores analisaram as características de absorção de luz da água de 04 das 06 barragens que compõem o sistema de reservatórios em cascata do Tietê: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga e Nova Avanhandava. (Fonte: Folha de Região).

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546