Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Ibitinga conquista pré-certificação do Programa Município VerdeAzul
Programa visa 'medir' as políticas públicas em prol do Meio Ambiente. A 2ª certificação acontecerá em dezembro
Ibitinga conquista pré-certificação do Programa Município VerdeAzul

NA FOTO: O prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, a coordenadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibitinga, Karine Garcia, recebendo o prêmio das mãos do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido; junto com o estudante de engenharia agronômica e integrante da equipe de Ibitinga, Denis Pelegrino; e o coordenador estadual do programa, José Walter Figueiredo Silva.

 

 

 

 

  Na última quinta-feira 11, representantes de Ibitinga participaram de uma cerimônia em Bauru, da pré-certificação do programa estadual de conservação ambiental 'Município VerdeAzul' (PM-VA).              

 Participaram representantes dos municípios que conseguiram obter a nota mínima de 40 pontos. A última avaliação ocorrerá em dezembro e apenas ganharão certificado os municípios que atingirem mais de 80 pontos no programa, que avaliam o cumprimento de 85 tarefas impostas no programa, distribuídas dentro de dez diretivas norteadas pela agenda ambiental. Para tal cumprimento, os municípios acabam reforçando políticas públicas de estratégias destinadas em prol ao meio ambiente.

Pré-certificação

   Ibitinga conquistou 64,92 pontos. Apenas 161 municípios inscritos no Programa Município Verde Azul, conquistaram pontuação suficiente para obter o a pré-certificação do 'Selo Município Verde Azul', do programa ambiental, dos 542 municípios que compuseram o ranking em todo o estado. 

Programa

  A participação da cidade no  Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

  O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

   As ações propostas pelo PMVA compõem 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546