Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Cristina Arantes pode comandar Ibitinga até o final de 2022
Proposta de Emenda à Constituição pode adiar as eleições de 2020, e aumentar em 2 anos, mandatos de prefeitos em todo país
Cristina Arantes pode comandar Ibitinga até o final de 2022
Foto: reprodução da internet

  Além de ser a primeira mulher a comandar Ibitinga, Cristina Arantes pode ter um mandato de 6 anos, caso a Câmara dos Deputados Federal, possa votar e aprova a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/19 prorroga por dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores eleitos em 2016, adiando o término para 2023, ou melhor, dezembro de 2022, mesmo ano em que se conclui os mandatos dos governadores, deputados federais e estaduais eleitos em 2018. O objetivo é unificar as eleições no País. A proposta é manter, depois, os mandatos em quatro anos, mas aí as eleições municipais, estaduais e federais, seriam sempre juntas, como aprovada a proposta.

  A PEC é de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). Ele afirma que a proposta vai ao encontro do interesse público e apresenta diversas vantagens, entre elas a economia dos recursos públicos gastos em eleições. “O impacto positivo será experimentado a curto prazo, pois o pleito de 2020 já não mais ocorrerá. Os valores poderão ser utilizados em serviços essenciais à população”, disse.

  Mendonça argumenta ainda que a supressão do pleito eleitoral de 2020 permitirá que a classe política se concentre nas reformas que o País precisa para voltar a crescer e gerar empregos.

Tramitação

 A proposta tramita em conjunto com a PEC 376/09, que estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos. Se aprovada na CCJ, será votada em comissão especial e depois pelos Plenários da Câmara e do Senado.

*Com dados da Agência Câmara de Notícias, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546