Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Parceiros do Sindicato Rural tiram dúvidas sobre a importância de co
Os engenheiros, Fábio Vinicius Del Forno e Laudinei José Romanini sobre a importância dos aceiros e as suas utilidades

Segundo os dados divulgados pela Embrapa, aceiros são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo e tem o intuito de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando queimadas ou incêndios. Em época de seca é comum a ocorrência de queimada em pastos ou em cultivo de cana-de-açúcar e uma das formas de evitar o problema é fazer aceiro. 

   Sua principal função é proteger cercas, postes, balancins e arames. Os aceiros devem ser feitos no início do período seco, quando a vegetação começa a secar. É uma maneira eficaz de evitar a entrada de fogo nas invernadas, reservas legais, área protegidas entre outras. Recomenda-se que sejam confeccionados ao longo da divisa de propriedades, cercas divisórias com outras fazendas, sítios, estradas rodoviárias, estaduais e municipais.

  Na entrevista abaixo, os engenheiros, Fábio Vinicius Del Forno especializado em tecnologia e meio ambiente com aprimoramento em perícia ambiental e com o engenheiro agrônomo e engenheiro da segurança do trabalho, Laudinei José Romanini, expli-cam todos os detalhes sobre aceiros, confira:

 

1). Qual deve ser a medida de um aceiro?

  Fábio Vinicius Del Forno: O decreto 47.700/2003 recomenda as seguintes medidas: Dez metros nas divisas de Unidades de Conservação; Seis metros nas divisas com APPs (Áreas de Preservação Permanente) e Reserva Legal e também três metros nas demais áreas.

 

2). Carreadores são considerados aceiros?

 Laudinei José Romanini: Sim, carreadores são aceiros, desde que estejam dentro das medidas mínimas descritas.

 

3). Basta construir aceiros para evitar incêndios?

 Fábio Vinicius Del Forno: Não, os aceiros só são eficientes quando existe a manutenção efetiva, com eliminação de material combustível, como retirada da palha após colheita, retirada de capim e eliminação de depósitos de resíduos e entulho.

 

4). Quando deve ser feita a manutenção dos aceiros?

  Laudinei José Romanini: A manutenção deve ser periódica. É de extrema importância manter os aceiros nivelados, especialmente após chuvas e colheita, a fim de evitar o acumulo de material combustível de qualquer espécie.

 

5). Além dos aceiros, existem outras medidas de prevenção contra incêndios?

Fábio Vinicius Del Forno: Sim, são recomendadas as seguintes práticas: Associar-se a produtores vizinhos com o objetivo de formar brigadas de incêndio, compostas por pessoas capacitadas para o combate e uso de equipamentos contra incêndios; Conscientizar os colaboradores sobre a importância de se manterem alertas a focos de incêndios próximos a propriedade. E se possível, que estejam disponíveis para ajudar a apagar o fogo quando necessário; manter tanque de água próximo ao local da colheita; orientar os colaboradores para que fiquem atentos quanto ao trânsito de pessoas estranhas nas imediações; Enfim, ficar alerto a toda ocorrência estranha na propriedade e imediações.

  De acordo com os engenheiros, os aceiros construídos corretamente e com sua manutenção periódica, contarão pontos em caso de incêndio e poderão evitar por parte do serviço público auto de infração e, consequentemente, a aplicação das multas.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546