Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Produtores rurais investem em tecnologia no campo
Produtores item investido cada vez mais em tratores inteligentes, máquinas de colheita dotadas de receptores GPS
Produtores rurais investem em tecnologia no campo
O diretor do Sindicato Rural, João Minzoni, trabalha na agricultura familiar há 45 anos. João escolheu a tecnologia do gotejo e o gironete

  Aos longos desses anos diversos setores têm evoluído cada vez mais, surgindo novos meios de comunicação, novas formas de comercialização e informatização. No agronegócio não tem sido diferente, novas tecnologias surgem sempre, desde a fabricação dos insumos agropecuários, da produção, distribuição, comercialização e também de novas tecnologias para o setor.

  No segundo semestre de 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou uma pesquisa onde foi apontado que o crescimento do uso da tecnologia na agricultura tem se elevado grandemente. Um exemplo disso é que o uso de tratores no país cresceu aproximadamente 50% na última década, enquanto o uso de irrigação chegou a 52%. O uso de ferramentas modernas tem garantido aos produtores rurais ajuda na melhora do produto colhido e além de tudo tem otimizado o trabalho.

Produtores de Ibitinga

   Em Ibitinga (SP), o Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, possui aproximadamente 700 associados, esses produtores rurais investem em diversas culturas como: milho, soja, hortaliças, avicultura, gado de leite, gado de corte, cana-de-açúcar, ovinocultura e entre outros cultivos. O avanço da tecnologia tem auxiliado muito em suas atividades diárias no campo, pois são diversas inovações que tem agregado valor no trabalho do agricultor como tratores inteligentes, máquinas de colheita com receptores de GPS, drones que mapeiam e novas tecnologias de irrigação.

  O produtor rural, diretor e associado do Sindicato Rural, João Minzoni, atua na agricultura familiar há 45 anos e na sua propriedade o uso da tecnologia tem contribuído fortemente. “Atualmente, nós temos uma outorga de água regularizada no sítio onde é liberada para uma caixa de aproximadamente de 18 mil litros, que é transmitida para o gotejo e o gironete para irrigar o cultivo de bananas. Esse procedimento da irrigação tem facilitado muito nosso trabalho”, disse o produtor rural de Ibitinga, João Minzoni.

   A produtora rural e associada do Sindicato Rural, Telma Ruiz Sanchez  Oliveira e seu esposo Jairo Francis de Oliveira, atuam no segmento de gado de leite há seis anos e relatou que a utilização da tecnologia no seu ambiente de trabalho tem facilitado nas demandas diárias. “Nós temos uma ordenha mecânica que retira o leite da vaca, depois vai para o resfriador e por último o caminhão tem os tubos onde levam todo o leite. Com a utilização desta inovação, o nosso trabalho é mais rápido e o custo da mão-de-obra é menor”, contou a produtora rural Telma.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546