Uma comissão composta por pessoas de diversos setores da sociedade, além dos rotaryanos, foram convidados para avaliar e escolher os vencedores do concurso promovido pelo Rotary Club de Ibitinga. O projeto “Tempo de Agir: O planeta um pouco mais verde” teve como objetivo promover a educação ambiental, formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
Nesta última quinta-feira 4, na última etapa do projeto, 17 votos escolheram os trabalhos dos alunos vencedores. Na próxima quarta-feira 10, os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia de entrega dos prêmios, que acontecerá no CBI (Clube dos Bancários de Ibitinga). Uma solenidade de encerramento do projeto e uma peça teatral serão apresentadas aos presentes. O projeto teve participação de sete escolas públicas, onde cerca de 2.600 alunos participaram de palestras sobre o meio ambiente e sua preservação. O tema da palestra foi : Os 4 R’s do Meio Ambiente: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.
Para Luciana Sgarbi, a coordenadora do projeto, há muito tempo os cuidados com o meio ambiente não é algo prioritário para a maioria das pessoas. “A crise sócio-ambiental que vivemos hoje, surgiu do nosso estilo de vida. Nós criamos necessidades ilusórias e depois começamos a correr atrás do nosso consumismo. Há muito tempo atrás, a união entre a ciência e o intuito do lucro da revolução industrial, provocou o consumismo, que até hoje provoca um desequilíbrio e impede sustentabilidade”, explicou, Luciana antes da apresentação dos trabalhos.
Os trabalhos foram realizados por alunos do 6º ao 9º ano. O prazo para a entrega foi de 45 dias. Os trabalhos foram divididos em três categorias: histórias em quadrinhos, (feitos por alunos do 6º ano), redação (7º e 8º ano) e vídeo (9º ano). Segundo a coordenadora, a elaboração dos trabalhos tinha como objetivo, que os alunos desenvolvessem idéias que mostrasse as coisas boas e as coisas ruins de Ibitinga, como a sua poluição e a sua natureza. Os vencedores somente serão conhecidos neste dia 10 de agosto.