Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Sarampo: Campanha de vacinação será intensificada a partir do dia 05
Campanha de vacinação será intensificada, em todo o estado, para população de várias idades. Ibitinga já registrou 02 casos
Sarampo: Campanha de vacinação será intensificada a partir do dia 05

  No último dia 19, foi registrado o segundo caso de sarampo em Ibitinga. Um jovem de 17 anos foi atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e lá, depois de exames, foi confirmado o diagnostico.

    Segundo dados da Secretaria de Saúde, divulgados nesta última quarta-feira 02, o estado de São Paulo já soma 5.411 registros de sarampo.

   Em agosto, três mortes foram registradas no estado e a Secretaria de Saúde intensificou as campanhas de vacinação.

   Diante do quadro preocupante, a Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta segunda-feira (07), em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, uma intensificação da campanha de vacinação para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

   A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. No sábado (19), haverá o "Dia D", quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

   O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também estão recebendo a chamada "dose zero", que não é contabilizada no calendário.

Vacina para outros públicos

  A nova campanha também terá uma segunda fase neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando haverá outro "Dia D". Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

  O Estado alerta ainda que os municípios devem seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos. A vacina é contraindicada para imunodeprimidos e gestantes.

  Vale destacar que aqueles que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma "seletiva", ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546