A agricultura tem um forte papel no desenvolvimento do mundo. São esses pequenos, médios e grandes produtores rurais que cultivam os nossos alimentos como o arroz, feijão, verduras, frutas, legumes, laticínios e entre outros. Com sol ou chuva, nas diferentes estações do ano, garantem a nossa mesa farta.
Em Tabatinga (SP), no 'Bairro Arizona' no 'Sítio Santo Antônio' a família Betito investe no cultivo de pimentão, limão e também arrendam para cana-de-açúcar. Com mais de 30 anos atuando na agricultura, o senhor Adilson Ap. Betito e seu filho Natanael Betito tem buscado garantir qualidade nos seus produtos e expandir os seus negócios.
O produtor rural e associado do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, Adilson Betito, contou que produz pimentão há dez anos e que as desvantagens de atuar neste segmento são os preços dos insumos, dos defensivos agrícolas além dos cuidados para evitar doenças e pragas. As vantagens são que os produtos são rápidos e práticos no manejo.
Natanael Betito, contou que eles chegam a produzir quatro mil caixas por ano e entregam no CEASA de São Paulo ou no de Ribeirão Preto. Em relação ao preço no mercado a caixa está em média de R$40,00. Na irrigação, a família opta pelo sistema de gotejo que além de facilitar o trabalho o gasto de água é inferior a irrigação por aspersão convencional.
Limão
Natanael Betito, contou que a família sempre atuou na citricultura, mas como as coisas ficaram mais difíceis neste segmento e estavam com uma área parada, há um ano atrás decidiram investir no limão. O produtor contou que além disso tem outra área com quatro anos. “A vantagem de cultivar limões é uma cultura de baixo custo e que exige menos defensivos agrícolas”, contou Natanael.
Atualmente a família produz em média de mil caixas de limões por ano e a entrega também é realizada para o CEASA, além de alguns mercados locais.
Agricultura familiar
Segundo os dados do Censo Agropecuário a agricultura familiar conta com um faturamento anual de 55,2 bilhões de dólares no Brasil. Em 2018, a pesquisa mostrou que essa prática é responsável pela economia de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes. Mais que isso, 40% da população economicamente ativa depende dessa atividade, assim como 70% dos brasileiros que vivem no campo.
Para a família Betito, trabalhar em família é maravilhoso. Ter seu negócio, seu investimento e ver os resultados aparecendo aos poucos gera muita gratidão. Natanael contou que mesmo com a situação difícil que a agricultura vem enfrentando a esperança é que as coisas vão melhorar.