Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Iacanga e Ibitinga em livro de memórias
Publicações são resultado do projeto 'Todo Lugar tem uma História para Contar', desenvolvido por professores e alunos
Iacanga e Ibitinga em livro de memórias
Foto: prefeitura de Ibitinga / Assessoria de Imprensa

  Histórias de vida, memórias e experiências de moradores de Iacanga e Ibitinga deram origem a dois livros que foram lançados nos últimos dias 04 e 09. As publicações fazem parte do projeto "Todo Lugar Tem Uma História Para Contar", desenvolvido entre os meses de maio e novembro pelo Museu da Pessoa e pela AES Tietê, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), junto a professores e alunos de sete escolas públicas dos dois municípios.

 Em Iacanga, o trabalho deu origem ao livro "Iacanga - Passado e Presente, Memórias e Aprendizagens", que foi lançado no dia 04, às 19h30, na Praça da Matriz, na avenida Joaquim Pedro de Oliveira. 

   Em Ibitinga, o projeto resultou na publicação "Ibitinga - Memórias  Entre Prosas, Linhas e Nós", que foi lançado no dia 9, às 17h15, no Centro Integrado Educacional de Ibitinga (CIEI), na avenida João Farah, 833, Jd. Natália.

   Os livros reúnem histórias de vida de moradores de Iacanga e Ibitinga trabalhadas pelos professores em sala de aula, com textos e desenhos elaborados coletivamente pelos estudantes. 

  "O registro e a divulgação dessas histórias têm o poder de enriquecer o conhecimento que se tem sobre a cultura, os saberes, o modo de viver e de conviver na cidade, contribuindo para aproximação da escola com a comunidade em que está inserida", diz a diretora executiva do Museu da Pessoa, Sonia London, em entrevista ao jornal Cidade, de Bauru.

  A iniciativa será compartilhada com a comunidade nos eventos de lançamento das publicações. 

  "O conteúdo dos livros nasceu da interação entre as gerações dos antigos moradores com a geração dos estudantes, fortalecendo a cultura local e valorizando suas memórias e tradições. 

  A AES Tietê está muito satisfeita com a parceria junto ao Museu da Pessoa e às Secretarias Municipais de Educação de Iacanga e Ibitinga", afirma Renata Monteiro Costa, analista de investimento social da companhia.

Fonte: Jc Net

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546