Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Projeto de educação Ambiental leva alunos para plantio de árvores na
Alunos da rede estadual plantaram 150 mudas de espécies nativas, em um sítio, que no futuro, será uma atração turística
Projeto de educação Ambiental leva alunos para plantio de árvores na
Fotos: Ilustração das redes sociais / Divulgação

  Um total de 120 alunos da escola Profª Lucy Salina Fernandes Gaion, plantaram cerca de 150 mudas de árvores, de espécies nativas, em uma área do sítio Flor de Liz, no bairro rural São Lourenço, em Ibitinga. O plantio aconteceu no último dia 29 de novembro, e faz parte do encerramento de um projeto da Secretaria do Estado da Educação, intitulado 'Conhecer para Preservar'.

 Além da escola Lucy, também participaram do projeto, alunos da escola Dona Cacilda Caldas Cruz e da escola Profª Maria Ap. dos Santos Oliveira. Todos os alunos participantes são do 2º ano das escolas estaduais.

 “É relativo ao programa alfabetização ambiental, primeiramente eu e a Karine [Paniquar] fomos convidadas a proferir de uma palestra para os professores da Escola Lucy, onde falei sobre a APA e a Karine sobre o trabalho que desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Através desse embasamento e do material fornecido pela Secretaria Estadual de Educação os professores trabalharam com os alunos em sala de aula e no dia 29 fui convidada como gestora da APA para participar do encerramento que foi o plantio das mudas, pelos alunos”, explicou a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga, Pamela Thais Gabriel Guandalini, que integra a equipe da APA de Ibitinga, e é ligada também a Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

  Apoiaram o projeto a Prefeitura de Ibitinga, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Florestal, e a Usina Malosso, que fez doação das mudas.

Atração Turística no futuro

  O produtor rural Gerson Meira Ramos, dono do sítio Flor de Liz, explicou que já plantou 1.200 mudas de árvores de espécies nativas desta região, no seu sítio, que fica localizado na antiga estrada 'que vai' para Borborema. O produtor pretende instalar na propriedade, uma atração turística, e o plantio não se trata, exclusivamente, segundo ele, de um projeto de reflorestamento.

  “É um projeto de um parque temático de mitologia grega. Primeiro eu vou fazer um bosque. Futuramente vai ser um parque temático que vai ter labirintos, Teatro Grego, e a ideia futura, em miniatura, talvez, de algo que conte da história”, explica Gerson, que pretende chegar em 1.500 árvores plantadas, em uma área de 30 mil metros quadrados.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546