Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Ibitinguense venceu concurso de cerveja artesanal
Depois de premiada entre 30 cervejas das 86 inscritas, ‘Session IPA’ de Ibitinga ficou entre as 10 melhores do evento
Ibitinguense venceu concurso de cerveja artesanal

  O ibitinguense Thiago Ribeiro da Silva conquistou medalha de bronze, com sua cerveja artesanal, no 2º Concurso Aberto de Cerveja Caseira, realizada pela CONCERVAP (Confraria dos Cervejeiros do Vale do Paraíba).  

 O evento aconteceu em várias etapas, nos municípios de São José dos Campos e Taubaté, no ano passado, entre maio (com o início das inscrições) e outubro. No mês de setembro foram divulgados os resultados. O evento foi registrado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program – entidade que faz a certificação dos juízes), e registrou 86 competidores de diversas regiões do estado de São Paulo e de algumas regiões do país.

  O ibitinguense Thiago conquistou o 3º lugar na categoria 'cerveja premiada de mesa, 21B: Specialty IPA', com uma cerveja artesanal, Session IPA. A cerveja do ibitinquense ficou entre as trinta cervejas enviadas para a participação, para depois, dessas 30, escolher só 10 para participar do 'reality', no 2º Concurso Aberto de Cerveja Caseira. 

   “O critério de classificação entre os dez, era o perfil artístico. O perfil artístico do cervejeiro é o tempo de cerveja, se ele participa de alguma confraria, entre outros itens”, explicou o ibitinguense. “Ela é uma IPA moderada. Tem o perfil seco, e não tem muito caramelo, e o amargor dela é quase o mesmo de uma IPA, só que ela tem muito aroma cítrico, herbal”, explicou Thiago, sobre o perfil da cerveja vencedora. O ibitinguense já concluiu o curso de 'Profissional Sommelier de Cervejas', pelo Instituto de Cerveja do Brasil.

 O certificado do resultado e a medalha de bronze, com a celebração da importante conquista para o reduto cervejeiro de Ibitinga, chegou via correio, no último mês de janeiro. 

Produção própria

   Ente os segredos da 'maturação' da cerveja, da fermentação, e demais macetes na produção de cerveja, Thiago conclui sozinho em alguns experimentos, ou cercado de amigos na 'Confraria de Cervejas', que nada mais é que um encontro, entre produtores de cervejas artesanais de Ibitinga e das cidades próximas, para degustar algumas cervejas (às vezes chopp) e também fazer uma troca de experiências e dicas. Sábado (22) aconteceu uma confraria, a partir das 11:00 horas, no Jd. Paineiras. (Entrada exclusiva para convidados).

   Thiago produz, ainda, outros tipos de cervejas, fora a IPA vencedora do concurso. Tipos de cervejas artesanais como Belgian Dubbel (com 7% de teor álcool), Green Ale, American Pale Ale (APA), e também, a tradicional cerveja de trigo.

Paneleiros

  Thiago lembra que no grupo da 'Confraria de Cervejas', que se reúnem em Ibitinga, existem atualmente sete 'paneleiros'; que é o apelido dado para quem encara uma produção da cerveja.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546