Na última quarta-feira 10, o Rotary Club de Ibitinga promoveu a entrega dos prêmios para os alunos vencedores do concurso “Tempo de Agir: O planeta azul um pouco mais verde”. O concurso teve como objetivo promover a educação e a conscientização ambiental. Foram entregues para os alunos vencedores, uma viagem para um hotel fazenda em Jaú e para os professores dos alunos vencedores, uma notebook. Para a escola que mais arrecadou materiais reciclados, o prêmio foi um aparelho de Data Show. (Veja no quadro abaixo os ganhadores de cada modalidade).
Na cerimônia de premiação, uma peça teatral foi exibida pelo grupo teatral Jardins Falantes, de Botucatu. “Nós desenvolvemos conscientização ambiental por meio de temáticas sobre o meio ambiente”, declarou Marco Antônio Silva, ator e músico do grupo. A peça exibida foi: “A cidade que sumiu do mapa”.
Na peça uma senhora se queixa da devastação que se encontra o ambiente em que ela vive, e recorda de como tudo aconteceu para que as pessoas destruíssem os recursos naturais com os seus hábitos, como devastação das florestas, poluição dos rios, e os hábitos consumistas que degradam os recursos naturais.
Depois da peça, um poema com o título “O planeta pode socorro”, foi lido pelo aluno Cézar de Souza Ramos, da escola Maria Ap. de Oliveira dos Santos. Cézar recebeu uma placa em homenagem ao belo poema. Em seguida os trabalhos escolhidos foram apresentados para o público, e os vencedores de cada modalidade receberam os prêmios. Entre os presentes na premiação estiveram o prefeito Marco da Fonseca, o presidente da Câmara de vereadores de Ibitinga, Gumercindo José Rossato Bernardi, o Juiz de Direto e Diretor do Fórum de Ibitinga, Dr. Roberto Raineri Simão, o secretário de Educação do município, José Marcondes Cezar Júnior, o vereador Mirim de Ibitinga, Bruno Ferrari, além de todos os integrantes do Rotary Club e dos familiares dos alunos, professores e diretores das escolas participantes.
O projeto
O projeto iniciou-se no dia 05 de maio, e concluiu cerca de 40 palestras nas escolas, promoveu uma coleta seletiva entre os alunos das escolas, além dos trabalhos. Os alunos coletaram no total 1.110 litros de óleo de cozinha usado, 7.003 pilhas usadas, 173 celulares descartados, tudo em prol do meio ambiente.Na coleta Participaram 3.992. A escola que mais arrecadou foi a escola da V. Maria. (Veja na relação abaixo).
“Agora pretendemos fazer outras ações deste projeto. Nós mais aprendemos do que ensinamos as crianças e o retorno foi muito rico”, comentou Luciana Sgarbi, coordenadora do projeto cultural, que ganhou uma muda de Ypê, e outra de Jacarandá, em homenagem ao projeto. Outros colaboradores também foram homenageados. Antônio Dias de Souza Filho, o Foguinho e Patrícia Ferrari Casemiro da Cunha, foram homenageados pelo auxílio.
A realização do concurso teve o patrocínio das empresas Unimed, Grampel, Salinas Supermercados, Suprimátic, e CCAA. Apoiaram o evento: Interact Club, Associação Mulher Unimed, Secretaria de Cultura, Jornal Folha de Ibitinga, Rádio Ternura FM, e programa da Val. Para ver as fotos do evento, acesse:http://www.folhadeibitinga.com.br/site/eventos.php?id=59
Resultados:
Escola Campeã: Maria Ap. Santos Oliveira
Participaram 398 alunos
Arrecadaram 2.631 pilhas,
71 litros de óleo usados,
39 celulares
Alunas vencedoras do concurso
VÍDEO
E.E. Prof. Ângelo Martino - IDEIA
Janaína Chagas Unger
Victória Charamitara Lipera
Amanda Astrissi
Ani Carolini Pixitori Cardoso
Jaine Ledesma Delfino
Professora Maria Angélica Estanzani Silva -
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Alexia Milene Dutra - EE. Josepha Maria Oliveira Bersano
Professora Rosimeire Mendes Charamitara
REDAÇÃO
Alana Morais Xavier dos Santos -E.E. Prfª Maria Ap.dos Sanots Oliveira
Professora orientadora Margareth Ellian Ribeiro
Na foto a vendedora do cuncurso na modalicadade Redação e o secretário da Educação, José Marcondes Cesar Júnior.